Pastoral em Fórmula 1 chega à quarta edição
12 de julho de 2018 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
destak

Mais uma vez, foi dada a largada! Novamente, também, o Recanto Girassol foi a pista para a realização do projeto Pastoral em Fórmula 1 – que, em concordância com o princípio de Anúncio e Testemunho do Projeto de Jesus Cristo, objetiva incentivar o protagonismo jovem na Pastoral Escolar.

Em sua quarta edição, a iniciativa envolveu estudantes do 7º e do 8ª Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema. Reunidos na sede campestre da instituição de ensino – localizada em Guapimirim -, eles vivenciaram momentos de reflexão, expressão e criatividade, à luz da fé e da espiritualidade.

DSC_0052Afinal, a própria menção a elementos automobilísticos ocorre, de acordo com o agente de Pastoral, Henrique Kaladan, em uma analogia com a fé. Nela, como explica o idealizador do projeto, Jesus é considerado o motor, enquanto o combustível seriam o afeto, amor e a fé. Outros elementos, como os parafusos, seriam os problemas, que precisam ser “apertados” para assegurar o bom funcionamento do carro – símbolo da vida.

DSC_0330Por isso, divididos em equipes, os educandos participam de várias oficinas. Elas são ministradas por estudantes do Ensino Médio e ex-alunos do Colégio, denominados “mecânicos”. Com sua experiência em Retiros e Dias de Formação, eles contribuem com a vivência, tanto por meio dos seus relatos quanto da proposição de práticas. Afinal, esclarece Henrique, o fato de terem idade próxima a dos participantes facilita a transmissão das informações e ajuda na reflexão sobre a espiritualidade. “Jovem evangelizando jovem é um diferencial que a Pastoral em Formula 1 traz. Eles aprendem um com os outros” comenta.

DSC_0131Nesta edição do projeto, as oficinas foram contextualizadas pelos diferentes aspectos da analogia com o esporte automobilístico. O motor, por exemplo, inspirou uma das oficinas cuja temática foi uma pergunta reflexiva: “o que te move?”.

Desenvolvida com os estudantes do 8º Ano, ela desafiava-os a expressar sua motivação para seguir em direção aos sonhos. Além disso, em uma segunda etapa, levantou a hipótese da perda dessa motivação, a fim de que eles refletissem sobre como fariam para seguir em frente. “A ideia era que eles trabalhassem a sua fé e entendessem que cada parte, no motor da vida, é importante para que se siga em frente, diante de qualquer adversidade” explica a mecânica Ana Júlia Aguiar, estudante da 3ª Série do Ensino Médio.

Acesse a galeria de fotos:

Uma opinião sobre “Pastoral em Fórmula 1 chega à quarta edição”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>