Observatório Nacional de Astronomia empresta telescópio ao Colégio Notre Dame
23 de novembro de 2017 Notícias
destaque

ZLE_7573O Coronado Personal Solar Telescope (PST) é um telescópio refrator que permite observar o Sol com total segurança. Com abertura de 40mm e distância focal de 400mm, o equipamento astronômico foi emprestado ao Colégio Notre Dame Ipanema, em novembro, pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, por meio do projeto Projeto Olhai pro Céu Carioca.

A inscrição na iniciativa, idealizada pelo docente de Física, Francisco Parente, foi motivada pela importância de utilizar a criatividade e de desenvolver atividades práticas, para tornar as aulas mais atraentes. “O intuito de trazer o telescópio ao Colégio era despertar o interesse cientifico nos estudantes, utilizando aparelhagens de nível de pesquisa”, afirma. Além disso, o empréstimo possibilitaria a vivência da interdisciplinaridade.

DSC_0042Afinal, após visualizar com segurança o astro-rei – assessorados pela auxiliar de Laboratório, Roberta Garcia, e pela vice-diretora escolar, Cristina Bernardini, que participaram de curso para manusear o telescópio – os estudantes deixariam o terraço da instituição de ensino para retornar às salas de aula.

Nelas, participariam atividades ligadas ao tema. “Na 1ª Série, por exemplo, trabalhamos o histórico dos calendários, já que os movimentos aparentes do Sol estão diretamente relacionados à organização do tempo”,  explica Francisco, complementando que, diferentes civilizações estudaram os astros, por meio da observação dos solstícios e equinócios.

 Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>