O pensamento filosófico associado a atividades práticas
4 de outubro de 2018 Notícias, Portal
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Um estudo realizado com 3 mil criançasem 48 escolas da Inglaterra, concluiu que aquelas que assistiram a aulas de Filosofia apresentaram evolução significativa em Matemática e leitura. Uma pesquisa semelhante, realizada pelo Institute for Advancement of Philosophy for Children, envolvendo 177 estudantes da Califórnia, também atestou avanços consideráveis em leitura, assim como em pensamento crítico.

DSC_0332-39Tais diferenciais motivaram o Colégio Notre Dame Ipanema a, há mais de dez anos, incluir a disciplina em seu currículo, proporcionando aos educandos aulas dinâmicas, em que o pensamento filosófico é associado a atividades práticas.

A sala de aula do 6º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, transformou-se em ágora – praça principal das antigas cidades gregas, onde eram realizadas as assembleias populares. Tendo-a como cenário, os estudantes interpretaram os  filósofos gregos pré-socráticos, Tales de Mileto, Demócrito, Heráclito e Parmênides, a fim de explicar suas teses sobre a origem e o funcionamento do mundo.

Ao estudar os primeiros filósofos gregos e suas teorias inusitadas e divergentes, como afirma o docente, Fabio Lindoso, os educandos tiveram a criticidade estimulada e compreenderam que a Filosofia, assim como a Ciência, não é um saber que se esgota em uma única resposta, possibilitando o surgimento de diversos pontos de vista. “Aprender sobre estes pensadores é um importante passo para uma dinâmica multidisciplinar”, comenta o educador.

O estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, exercitaram o raciocínio lógico – parte indispensável da tarefa filosófica de construção do pensamento -, por meio de atividade com palitos.

Envolvendo desafios de Lógica, ela possibilitou trabalhar coerência, sequencialidade, espacialidade e temporalidade, além de inteligência emocional – habilidades importantes para chegar a soluções para problemas comuns, tanto nas Ciências quanto na Matemática, assim como em Arte e Jogos ou, ainda, no cotidiano. “É impossível dissociar o raciocínio lógico da reflexão filosófica”, afirma Fabio, comentando que filósofos, como Platão e Descartes, consideravam a lógica-matemática como pré-requisito para o pensamento crítico.

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