O emocionante discurso da Ir. Araci Ludwig, Presidente da Congregação da Irmãs Notre Dame, em Ipanema.
27 de dezembro de 2018 Notícias, Portal
DestaqueConfraternização

Com esse emocionante discurso a Irmã Araci Ludwig, Presidente da Congregação da Irmãs Notre Dame, encerrou as celebrações natalinas do Notre Dame Ipanema, após uma apresentação do Auto de Natal exclusivamente para a equipe de professores e funcionários da unidade.

DSC_0557“Queridos professores, funcionários, irmãs, jovens do teatro, músicos. Esse é nosso papel como educadores, descobrir e desenvolver talentos, para que as pessoas, com seus talentos, possam manifestar aquilo que é tão próprio do Notre Dame, a bondade de Deus. E se temos esse foco em mente, nós realmente cumprimos nossa missão de educadores Notre Dame. Parabéns a cada um de vocês e a esses jovens que, com seus talentos, anunciam um mundo diferente. Nós estamos cansados do que vemos e ouvimos todos os dias e que, muitas vezes, presenciamos. Então, ver num teatro desses, uma expressão da atitude de Maria, de José, sua luta interior e quando ele se harmoniza e consegue aceitar o que nem sempre era compreendido,  a face dele muda e ele se torna o pai adotivo de Jesus, isso reforça nosso papel. Nós não damos fórmulas  prontas aos nossos jovens, mas nós ajudamos esses jovens para que eles se realizem e possam mudar esse mundo. Esta é a missão número um Notre Dame. Mudar esse mundo, transformar. Para que possamos todos viver em harmonia, em paz, olhando, agradecidamente, uns para os outros. O salmista Davi, quando era solicitado para tudo quanto é adoração, ficava dilacerado. A pessoa fica dividida, não sabe por onde ir. Então, ele fazia sua oração a Deus dizendo: “Unificai, oh Senhor, meu coração!” Entendemos aqui o coração não como o órgão, mas como a alma . “Unificai, oh Senhor, meu  corpo, unificai, oh Senhor, minha consciência”. Porque assim podemos ser livres como Deus quer, esta é nossa grande missão,  como educadores, sejamos professores ou funcionários.  Nos gestos e atitudes, por onde andamos, todos somos educadores, o jovem também é educador para o seu colega. Nessas andanças de Natal com a orquestra e o coral, estávamos indo de Passo Fundo para a cidade de Não me Toque e os jovens estavam conversando no ônibus, e eu ouvido. Então, uma aluna do 2° ano (Ensino Médio) disse para a outra: “Eu já passei de ano, mas teve uma hora que estava difícil para mim e uma colega veio me pedir para ensinar Matemática para ela. Você sabe que eu topei? E foi ensinando para ela que eu aprendi e tirei 10!” Ensinando a gente aprende. Professores, essa é nossa humildade, aprender ensinando. Jovens, vocês tem capacidade para fazer isso, ensinar, e vocês vão aprender muito. Muito obrigada por essa manifestação, pela presença de vocês e nós queremos, como Administração Provincial e como Conselho de Administração da Congregação de Nossa DSC_0605Senhora desejar a cada um de vocês e suas famílias um feliz Natal e um próspero Ano Novo! Um grande abraço e muito obrigada mais uma vez!”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>