Notre Dame Ipanema promove live sobre Mindfulness e aprendizagem
14 de maio de 2020 Notícias, Portal
capa noticia

Dando continuidade ao Programa de Formação de Pais – agora por intermédio de sessões de vídeo ao vivo no Instagram – o Notre Dame Ipanema abordou como tema Mindfulness e aprendizagem. A proposta de levar conteúdo relevante às famílias faz parte de uma série de ações e atividades diferenciadas que o Colégio assumiu neste período de distanciamento social.

Neste encontro, Dr. Heitor Hirata, psicólogo com formação em Terapia cognitivo comportamental, falou sobre o Mindfulness com a mediação da psicopedagoga do colégio, Érica Cindra.

WhatsApp Image 2020-05-11 at 16.25.39Também conhecido como atenção plena, Mindifulness é um estado de consciência voltado para o momento presente, o qual é possível acessar por meio de exercícios e técnicas. A prática favorece a concentração, aprendizagem e também ajuda a lidar melhor com as preocupações. 

“Estar Mindfulness é estar totalmente voltado para o momento presente. Não é fácil retornar a atenção para o aqui e agora numa era digital, de muitos estímulos externos. Se nossa atenção está um pouco em cada lugar, na verdade, ela não está em lugar nenhum. Atenção e aprendizagem têm um relação muito estreita”, explicou Heitor. 

A prática de técnicas de Mindfulness pode ajudar muito nos estudos autônomos, já que o ambiente doméstico não é pensado, assim como são as escolas, para favorecer o processo de construção de conhecimentos. “O mais importante nesse momento é entender que tudo está sendo um desafio. Não é hora para sermos muito rígidos. Os alunos não estão de férias, mas os pais devem ser mais flexíveis, manter a serenidade e exercer a parentalidade consciente”, aconselhou.

WhatsApp Image 2020-05-11 at 16.25.38Ainda segundo ele, é um equívoco a ideia de que as pessoas são multitarefas, com capacidade para fazer coisas distintas ao mesmo tempo. O que existe são indivíduos que conseguem passar de um foco de atenção para outro mais rapidamente.

O especialista indicou alguns livros de atenção plena para iniciantes com exercícios que podem ser feitos e qualquer ambiente, inclusive por todos os membros da família. Ele esclareceu, também, que essa prática é muito similar à meditação, apesar de serem coisas distintas. “O Mindfulness é mais aplicado e mais estruturado, mas o princípio é o mesmo”, falou.

Ao final da live, todos os participantes puderam fazer um momento de prática de Mindfulness, orientados pelo doutor Heitor, iniciativa que recebeu muitos elogios e demonstrações de gratidão. 

Indicações do especialista

Livros:

  • Quietinho feito um sapo, Eline Snel
  • Atenção plena, Mark Willians e Danny Penman
  • Atenção plena para iniciantes,  Jon Kabat-Zinn

Vídeo:

  • One moment meditation

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>