Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame

Rede Notre Dame de Educação

Rede de Educação Notre Dame

Notre Dame Ipanema

Aula temática “Arar o mar” – Séries finais do Ensino Fundamental

Aula temática “Arar o mar” – Séries finais do Ensino Fundamental

As festividades do Dia do Estudante também abraçaram os Estudantes das séries finais do Ensino Fundamental nesta sexta-feira, 09/08, com a aula temática “Arar o mar”.

Já na recepção para a aula, os estudantes foram surpreendidos com um coral formado por seus próprios professores e professoras cantando Legião Urbana. Muitos deles são fãs do grupo e nem imaginava que seus mestres também são e viveram intensamente o sucesso da banda liderada por Renato Russo nos anos 90.

Recebidos pelos professores e coordenadores, o Ensino Fundamental II assistiu a vídeos com as atividades realizadas nas aulas de artes, como autorretratos, pinturas expressionistas e arte egípcia. Dentre os mais diversos tipos de pinturas e cores, os jovens beberam na fonte do artista expressionista Cândido Portinari ao retratarem em pinturas, fatos que marcaram sua infância. O resultado foi o surgimento de obras divertidas, coloridas e alegres. As aulas de Artes resultarão  em uma Vernissage Solidária no dia 14 de setembro.

 

O Projeto de Leitura foi apresentado de maneira dinâmica pelos estudantes do 6º ano, que enfatizaram a importância da leitura no Colégio, e também fora dele, para seu crescimento, sua liberdade e imaginação. De autoria dos estudantes, as músicas “O Pato” e “A Casa”, de Vinicius de Moraes, viraram paródias sobre o meio ambiente. Os sucessos do momento “Show das Poderosas”, “ICarly” e “The Cup Song” foram transformados em paródias sobre matemática. Todos apresentados pelas próprias estudantes que subiram no palco e cantaram para o auditório lotado.

Sempre atentos às atividades de sala, estudantes do 8º ano representaram no palco como funcionaria o clássico “Jogo da vida” na vida real. Entre uma jogada e outra, eles explicavam o significado de termos tão usados e tão desconhecidos como: seguro de vida, imposto, salário, ações, hipoteca, imposto de renda etc.  Com foco na atualidade, os estudantes do 7º ano falaram sobre as aulas de atualidades. “É importante para nós, estudantes, aprendermos sobre as coisas que acontecem no Brasil e no mundo”, explicou a estudante Helena de Barros, do 7º ano A.

No telão, a Diretora do Colégio, Ir. Loiva Urban, em uma entrevista feita pelos estudantes com participação dos professores, falou sobre a história do Notre Dame e também sobre a própria aula temática “Arar o Mar”.

 

Para falar um pouco aos estudantes sobre o Projeto Político-pedagógico da Rede de Educação Notre Dame, o Coordenador da Pastoral, Professor Henrique Kaladan, explicou a importância do documento para todos. “’Arar o mar’ é nosso dia a dia de sala de aula, plantando e colhendo frutos”, finalizou o professor para um auditório lotado e atento.

“A aula temática ‘Arar o mar’ foi inspirada no Projeto Político-pedagógico da Rede de Educação Notre Dame, documento norteador de tudo o que se aprende e se ensina nessa casa. O cuidado com a vida e o planeta, por exemplo. Parabéns aos estudantes pelo seu dia. Com a aula de hoje conseguimos ver que é possível arar o mar! É o que estamos e vamos continuar fazendo.”, finalizou a Diretora do Colégio, Ir. Loiva Urban.

 

Como cada segmento arou o mar?

Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental

Séries Finais do Ensino Fundamental

Ensino Médio