No dia em que as Irmãs de Notre Dame se instalaram no Brasil, Rede de Educação lança evento voltado aos professores
8 de junho de 2017 Notícias, Portal
destaque

A 7 de junho de DSC_0170 (2)1923, dez Irmãs de Notre Dame chegavam de trem a Passo Fundo – município localizado ao norte do Rio Grande do Sul, onde fundariam aquela que é, hoje, a mais antiga obra educacional Notre Dame no Brasil. “Um dia histórico”, exaltou a diretora do Colégio Notre Dame Ipanema, Irmã Loiva Urban, aos educadores, estudantes e seus responsáveis, reunidos no auditório escolar para celebrar a abertura dos festejos alusivos aos 95 anos da presença Notre Dame em terras brasileiras e aos 85 anos da instituição de ensino – comemorados em 2018.

DSC_0181 (2)“Desde então, muitas religiosas vieram da Alemanha – primeiro, por puro sonho e, depois, premidas pela opção de vida, inviável no contexto nazista”, contou. “As Irmãs, que sempre viajavam em grupo, escreviam diários de bordo”, descreveu, revelando que, acompanhada pelo docente de História, Ronaldo Gonçalves Ferreira, iria partilhar com os espectadores alguns aspectos descritos em diário datado de 1938. “Este relato dá-nos uma ideia do que significava estar dentro do furacão e ser levado por ele”, comentou, antes de ler trechos, tecendo observações históricas e culturais.

DSC_0157Após esta retomada histórica, mas ainda no contexto das travessias marítimas, o estudante Luciano Veneu declamou o poema vencedor do X Festival Literário Notre Dame, “Parto hoje para o mar” – de sua autoria.

Convidando os presentes a vislumbrar os caminhos percorridos, as trilhas abertas e os projetos sonhados, transformados e erguidos pela Congregação das Irmãs de Notre Dame, as religiosas que integram a comunidade de Ipanema subiram ao palco, levando consigo objetos.

DSC_0116Escolhidos entre os do acervo do Museu escolar, eles representaram diferentes aspectos da história institucional. O globo – que, no passado, fora usado em aulas – foi conduzido por Ir. Cristina Backes, representando as Missões que as Irmãs assumiram ao redor do mundo. O navio, apresentado por Ir. Lourdes Dalbosco, recordou as viagens feitas pelas 179 religiosas alemãs que, em momentos diferentes, migraram para o Brasil. A lousa, empunhada por Ir. Olga Strehl e que fora usada por estudantes, relembrou o compromisso da Congregação com a manutenção da obra educacional idealizada por Santa Júlia Billiart – sua mãe espiritual. Um livro, que reúne estatísticas dos estudantes, foi levado por Ir. Dilecta Zancan, representando o crescimento da Rede de Educação.  Um grande baú, que fora usado como mala pelas missionárias, DSC_0238foi conduzido pelas Irmãs Zenaide e Ivone Strehl. A vela acesa, nas mãos de Ir. Luiza Rossetto, lembrou os presentes que somos todos “luz do mundo” – afinal, a data festiva foi escolhida como marco do lançamento do IV Congresso Nacional de Professores da Rede de Educação Notre Dame.

O evento, que tem como tema “Sal da terra e luz do mundo”, será realizado em setembro do ano que vem, com o intuito de possibilitar que os educadores Notre Dame repensem, por meio da troca de experiências e da participação em palestras e seminários, o seu fazer diário.

Motivados pelo vídeo de apresentação do Congresso, os participantes da celebração ouviram o relato de São Mateus (5, 13-16) acerca da temática bíblica que norteará sua DSC_0177programação – proclamado pelo agente de Pastoral Escolar, Henrique Kaladan.

Em seguida, com as mãos estendidas, abençoaram um cesto repleto de frascos contendo sal – levado ao palco pelo administrador do Colégio, Marcus Mussi. “Nós te oferecemos, Senhor, a tua criatura, o sal. Como o profeta Eliseu (II Rs, 2, 19-22), nós o abençoamos para que seja fonte de vida, sabor, cura e fortaleza. A tua graça de vida esteja nele, como é de sua natureza, criatura preciosa e peculiar. Faça com que todos os que dele comerem se alimentem de graça, saúde, bondade e firmeza. Isso te pedimos por Jesus Cristo que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!”, rezaram.

Então, professores e coordenadores receberam, das mãos de Irmã Loiva, com o auxílio dos educandos representantes da 3ª Série do Ensino Médio, Maria Antônia Rocha e DSC_0035 (2)Pedro Silva Barreto, um dos recipientes abençoados.

Além de ter motivado o envolvimento dos docentes no IV Congresso Nacional de Professores Notre Dame, a solenidade, recheada de conteúdo significativo, incentivou, também, estudantes, seus responsáveis e funcionários a reconhecer a dimensão e o valor histórico Congregação, ampliando seu sentimento pertencimento à família Notre Dame.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>