Ninfa Parreira estreia Liveteratura Notre Dame com a participação de estudantes
8 de outubro de 2020 Notícias, Portal
destaque liveteratura

liveteraturaNo Notre Dame, live de literatura é Liveteratura! Com inspiração nos neologismos frequentes dos textos de Carlos Drummond de Andrade, surgiu a palavra que dará nome aos encontros on-line que promoverão o incentivo à leitura no Colégio.  É senso comum que as lives vieram para ficar e, aos poucos, o modelo de transmissão on-line ao vivo vem ganhando desdobramentos a fim de atingir objetivos diferenciados.

11A primeira Liveteratura Notre Dame abriu com chave de ouro as ações da Semana da Cultura que, este ano, se estenderá, transformando-se em um trimestre dedicado à promoção do conhecimento e fomento à leitura. O evento contou com a participação especial, direto do interior de Minas Gerais, da autora Ninfa Parreiras, indicada ao Prêmio Jabuti, e cuja obra “Histórias D’Além Mar” é adotado no Ensino Fundamental II. 

Na Liveteratura, mais do que assistir, estudantes protagonizam o evento on-line também como apresentadores. O bate-papo foi abrilhantado com a participação especial dos alunos do 7º ano, Rafaela, Ludimila e Antônio, fãs da obra da autora. 

12Eles exploraram as fontes que inspiraram a criação dos onze contos da história, os costumes, as tradições e a paisagem portuguesa. Elementos como a gastronomia, a poesia, a memória, rituais que ajudam a lidar com os sentimentos e tantos outros foram discutidos, em suas semelhanças e diferenças com o Brasil. A autora deu, ainda, dicas importantes sobre a criação literária, como o poder do título.

A Liveteratura Notre Dame teve a mediação da Coordenadora Pedagógica Cristiane Granville, da professora Marina da Conceição e apresentação do relações-públicas José Alessandro.

 

 Veja como foi:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>