“Lendo Sem Parar”: incentivo à autonomia leitora
10 de abril de 2019 Notícias, Portal
destaque site 2

A leitura, quando incentivada desde os primeiros anos escolares, é capaz de propiciar às crianças associações entre o imaginário e o cotidiano, favorecendo a compreensão da realidade, além de estimular o pensamento criativo.

DSC_0379-4Por isso, no Colégio Notre Dame Ipanema, o incentivo ao hábito de ler ocorre de maneira contínua e gradual, por meio do projeto “Lendo Sem Parar” – iniciativa de fomento às habilidades de leitura e escrita, desenvolvida em todas as escolas Notre Dame.

As crianças matriculadas na Educação Infantil, por exemplo, já participam de rodas de leitura, nas quais as educadoras apresentam-lhes títulos diversos e propõem atividades de compreensão textual adequadas à idade dos educandos. Segundo a coordenadora pedagógica, Ângela Parrilha, a iniciativa visa ao desenvolvimento da autonomia leitora e do pensamento crítico. “O caminho para chegar aos objetivos precisa integrar as famílias, envolver atividades tanto em sala de aula quanto na biblioteca infantil. Esse planejamento é desenvolvido com base nos desafios de cada faixa etária”, comenta.

DSC_0390-16Já no Ensino Fundamental I, o envolvimento com o universo das narrativas resulta na elaboração anual de um livro,  que compõe  a coletânea “Jornadinha Literária”.  Hoje com 16 volumes, as obras reúnem produções textuais de autoria das crianças e são, tradicionalmente, lançadas durante sessões de autógrafos realizadas na Livraria da Travessa.

Em 2019, o livro será inspirado no projeto Emóvere – que  norteia práticas pedagógicas realizadas em todos os segmentos do Colégio, a fim de favorecer o desenvolvimento de competências socioemocionais. Por isso, como enfatiza a coordenadora pedagógica, Guacyra Giglio, a publicação será consequência da interseção entre ambas as iniciativas, pois a leitura de livros e as atividades transdisciplinares englobarão a temática das emoções.

DSC_0409-35Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o projeto “Lendo Sem Parar”  é caracterizado, ainda, pelo uso de uma bolsa exclusiva, na qual os educandos levam os exemplares da sua preferência para ler em casa. Esses títulos, somados às publicações lidas em sala de aula, doadas pelas famílias das próprias crianças e analisadas pela equipe pedagógica, resultam, ao final do ano, em cerca de 40 livros  lidos, número de leituras muito superior à média nacional, que gira em torno de 2,46 livros ao ano.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>