Lançamento da 14ª obra da coleção Jornadinha Literária Notre Dame
23 de novembro de 2017 Notícias, Portal
destaque site 2

DSC_0099 (2)Com o auditório do Colégio Notre Dame Ipanema completamente lotado, os estudantes e educadores do Ensino Fundamental I apresentaram, em dois momentos, o espetáculo artístico de lançamento do livro “Empreendedorismo: Música, Arte, Saúde e Invenções” – escrito e ilustrado por eles mesmos.

DSC_0015A obra, que integra a coleção Jornadinha Literária Notre Dame, foi inspirada no tema Empreendedorismo Sustentável – que, em 2017, norteou o fazer pedagógico da instituição de ensino. Por isso, após terem pesquisado sobre a concretização do conceito na literatura, na música, na saúde ou nas invenções, as crianças representaram os saberes construídos, por meio de textos e ilustrações.

Além disso, orientados por seus docentes e inspirados em leituras, palestras e vídeos, os educandos matriculados do 2º ao 5º Ano criaram bonecos, colchas de retalhos, esculturas e pinturas – itens expostos no Pátio Azul, onde a comunidade educativa também podia adquirir exemplares do livro, antes de assistir ao espetáculo de dança e música, que celebrou a culminância do projeto.

DSC_0042 (2)Enquanto isso, na Central de Eventos, cada estudante do 1º Ano participava de sessão de autógrafos do seu próprio livro. Ilustradas e escritas pelas crianças, as obras integram o projeto pedagógico Estante Mágica.

DSC_0060 (2)Já no Auditório escolar, a coordenadora Pedagógica do segmento, Vanessa Monteiro, esclareceu aos presentes a importância e peculiaridade de abordar a temática junto a esses educandos. “Como conceituar empreendedorismo para estudantes do 1º ao 5º Ano? Como praticar? Qual a sua relevância para o mundo pós-moderno? Como explorar o tema e fazê-lo entender em um universo infantil e juvenil?”, indagou à plateia.

Em seguida, Vanessa explicou que a decisão pedagógica foi a de eleger como objeto de estudo elementos comuns ao dia a dia, que tenham sido criados em função de ações empreendedoras. Quadros, pinturas, livros, instrumentos musicais, partituras, esculturas, sons, eletricidade, automóveis, aeronaves, medicamentos e vacinas estiveram entre os itens pesquisados. Além disso, prosseguiu, inventos que vão do band-aid aos aparelhos de raio-x; da televisão ao computador e do chip ao o celular, passando por máquinas e robôs, entre tantos outros, foram analisados sob a perspectiva da transformação da vida humana. “Afinal, por conta desses objetos, frutos de ações empreendedoras, nosso estilo de vida, nossa longevidade e nossa condição de comunicação e integração com os outros foram ampliados, melhorados e modificados”, comentou a coordenadora.

Dessa maneira, atesta na introdução dos livros, as publicações comprovam a relevância de se trabalhar temas que estejam conectados às demandas da atualidade, com uma visão de escola a serviço da sociedade. “Ficarão como legado estudantes capazes de enxergar as novidades como verdadeiras possibilidades e, além disso, entender sua missão como conduta proativa e colaborativa na construção de um mundo melhor”, conclui a pedagoga.

Após o pronunciamento de Vanessa, as crianças protagonizaram a apresentação idealizada para o lançamento do 14º volume da coleção Jornadinha Literária Notre Dame.

DSC_0205Em um dos momentos mais marcantes do espetáculo, “O Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, foi interpretado por estudantes abrigados em um trem construído por eles, a partir de sucatas, e iluminado com lanternas. A canção “Admirável Chip Novo”, composta e interpretada por Pitty, também ganhou as vozes dos educandos, além de efeito especial de iluminação e coreografia.

DSC_0083 (2)Os estudantes que integram o projeto Cordas Sonoras Notre Dame também participaram da cerimônia, tocando violinos.

A próxima etapa do lançamento da obra  acontece neste domingo (26). Enquanto os autores do 2º ao 4º Ano vão autografar exemplares de “Empreendedorismo: Música, Arte, Saúde e Invenções”, na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, os do 5º Ano estarão na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

Confira, abaixo, os horários em que cada turma participará da sessão de autógrafos.

LIVRARIA SARAIVA – SHOPPING RIO SUL

  • 13h às 13h45min – 2º Ano A e B
  • 13h45min às 14h30min – 2º Ano C e D
  • 14h30min às 15h – 2º Ano E
  • 15h às 15h45min – 3º Ano A e B
  • 15h45min às 16h30min – 3º Ano C e D
  • 16h30min às 17h15min – 4º Ano A e B
  • 17h15min às 18h – 4º Ano C e D

LIVRARIA DA TRAVESSA – SHOPPING LEBLON

  • 18h às 19h30min

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>