Irmã Araci Ludwig participa de evento on-line sobre o papel da Igreja no pós-pandemia
16 de julho de 2020 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral

ludwigIrmã Araci Ludwig, superiora da comunidade Notre Dame Ipanema, foi convidada pela Diocese de Leopoldina, MG, para discutir a Ação Pastoral pós-pandemia, ao lado de Dom Edson Oriolo e do Pe Agnaldo. A temática foi inspirada por um artigo do próprio bispo da diocese, Dom Edson. 

ir araciQual será o papel da Igreja no enfrentamento das sequelas sociais, físicas, mentais e espirituais deixadas pela pandemia? “ É tempo de ouvirmos o futuro. Temos a palavra de Deus que nos guia. Nesses tempos de pandemia a situação é instável e precisamos exercitar o ouvir, que, muitas vezes, deixamos de lado”, disse Ir. Araci. 

A religiosa  lembrou que não temos nenhuma resposta, pois tudo é muito novo e inédito, portanto, a necessidade de ouvir o que o Senhor tem a nos dizer. “Muitas vezes nos preocupamos muito com o que vamos falar, mas escutar com o coração faz parte da espiritualidade cristã, isso ultrapassa os atos de caridade e nos faz frequentar Jesus”, ensinou. 

ir araci2Deus se fez carne para se aproximar da natureza humana. Da mesma maneira, para Irmã Araci, a Igreja deve ir ao encontro dos outros,  como Jesus esteve ao lado dos enfermos, das mulheres, dos pobre e das crianças. “ Exercitar a espiritualidade sem olhar para o outro não adianta muito”. 

Para exemplificar, Irmã Araci relembrou a antiga canção do Pe Zezinho que dizia: Amar como Jesus amou/ Sonhar como Jesus sonhou/Pensar como Jesus pensou/Viver como Jesus viveu. “ A felicidade não está em ter coisas, mas em estar em paz e sintonia, participantes do ministério de Deus”, finalizou.

Assista na íntegra à palestra: