Ensino Fundamental

Ensino Fundamental I Notre Dame – do 1º ao 5º ano

A educação para o pensar norteia a proposta pedagógica do Notre fund1-02Dame Ipanema, que forma cidadãos aptos a realizarem as transformações necessárias na sociedade, apresentando soluções criativas e éticas em prol de um mundo melhor. Utilizando como metodologia projetos pedagógicos multidisciplinares, o colégio agrega a tradição ao que há de mais moderno e inovador para a construção significativa de saberes de forma dinâmica por meio de vivências.

“Oferecemos uma formação integral, que trabalha diariamente, de maneira interdisciplinar, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Além disso, nossa educação para o pensar envolve também a construção de saberes filosóficos desde cedo, fundamental na vida de todo ser humano, por proporcionar a prática de análise, reflexão, pensamento argumentativo e crítico-reflexivo, em benefício do encontro do conhecimento, do mundo e do homem”, conta Kátia Macedo, coordenadora do Ensino Fundamental I. 

 


Ensino Fundamental II Notre Dame – do 6º ao 9º ano

A proposta do Notre Dame Ipanema inclui uma atuação fund2-02transformadora, que inspira a ousadia, a quebra de paradigmas e a proatividade, o exercício do autoconhecimento e da espiritualidade, em um espaço educativo que transcende os limites da sala de aula. O acesso a recursos que interagem no processo de aprender em ambientes formais e alternativos fazem a diferença. O Espaço Maker, por exemplo, é um desses ambientes, voltado à aplicação de uma metodologia inovadora, à serviço do desenvolvimento de competências como o letramento tecnológico, a resolução de problemas e a realização de projetos, além da construção da autonomia, da colaboração e da empatia. 

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Cristiane Granville, ressalta que a incorporação da cultura maker no universo educacional  possibilita que os estudantes trabalhem de forma multidisciplinar, enriqueçam seus repertórios  e inspirem-se para construir seus próprios projetos. “Trata-se de uma metodologia diferenciada que não é arte, não é robótica, nem informática, mas um espaço que promove o contato com os processos de concepção, planejamento, criação”, explica.

 


Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I: Katia Macedo dos Santos Ferreira
Coordenação Educacional do Ensino Fundamental I: Clarisse Chaves Goldschmidt
Psicopedagogia do Ensino Fundamental I: Rejane Cristina Schaffer Gallo
Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II: Cristiane Diello Granville  
Coordenação Educacional do Ensino Fundamental II: Helen Dória
Psicopedagogia do Ensino Fundamental II: Erica Cindra de Lima Baptista


Espaços Pedagógicos:

  • Salas de aula espaçosas e arejadas: ar-condicionado, amplas janelas, equipamento multimídia com acesso à Internet de alta velocidade e mobiliários adequados constituem os ambientes especialmente planejados para o dia a dia.
  • Projeto Emóvere, a formação das emoções – Uma formação integral transcende o conteúdo didático e privilegia o sentir de cada um trabalhando as habilidades socioemocionais.
  • Aulas extras de Inglês impulsionam aprendizagem do idioma – Os estudantes do 6º ao 9º ano têm duas aulas extras semanais de inglês do IBEU no próprio colégio. Além disso, no integral Notre Dame, os alunos têm aulas de inglês do IBEU, diariamente, o que impulsiona a aprendizagem da escrita, leitura e fala do idioma.
  • Biblioteca Cecília Meireles: em uma ambientação moderna e fund1-03100% planejada, acolhe um amplo e atualizado acervo, além de duas salas de estudo e desktops com acesso à Internet.
  • Biblioteca Monteiro Lobato: em uma ambientação lúdica onde as contações de histórias e as encenações fazem parte do dia a dia, a criança, literalmente, entra na casa da Dona Benta para escolher seus livros.
  • Incentivo à literatura, à escrita e à leitura! – Visitas periódicas de autores incentivam os estudantes a participarem de projetos como a Jornadinha Literária, que está em sua 17ª edição com livros escritos e ilustrados pelos próprios estudantes. 
  • Parquinho, Parque e Parcão da Alegria: três espaços destinados para o brincar com piso emborrachado e brinquedos adequados à faixa etária.
  • Ginásio Esportivo: local especial para a prática segura de atividades físicas, lúdicas e para a iniciação às diferentes modalidades esportivas.fomento-05
  • Piscina Infantil: localizada junto ao Parcão, possui um cogumelo gigante com cascata de água, é alegria garantida nos dias quentes.
  • Piscina: dedicada às atividades esportivas aquáticas extracurriculares.
  • Dois pátios: um coberto e outro a céu aberto.
  • Laboratório de Informática: equipado com lousa eletrônica e profissionais dedicados para esta finalidade, faz dos recursos tecnológicos um instrumento potencializador do dia dia escolar.
  • Cozinha Experimental: em um ambiente lúdico e funcional, as crianças podem experimentar sabores, cores e aromas vivenciando descobertas em várias áreas do conhecimento.
  • Espaço de Dança Notre Dame: um ambiente climatizado, com piso e iluminação profissionais para a prática de ballet e outras modalidades de cursos extraclasses.
  • Espaço Maker: equipado com componentes de eletrônica, fund2-01impressora 3D, ferramentas manuais e todos os recursos necessários para a aplicação dessa metodologia de vanguarda em um amplo espaço dedicado exclusivamente à cultura maker.
  • Sala de Ensino Religioso: um ambiente dedicado para as atividades da disciplina que envolve os valores das expressões de fé e de ligação com o Sagrado.
  • Sala de Artes: espaço onde a criatividade aflora e toma forma nas mais diversas expressões artísticas.
  • Recanto do Girassol: sede campestre com 129 mil m² de Mata Atlântica preservada, horta, piscina, galinheiro, diferentes espécies de bichos é palco para significativas aprendizagens acerca da vida e do meio ambiente.
  • Capela Notre Dame: templo de fé, dentro do Colégio, é espaço ímpar de fé e devoção ao sagrado.
  • Auditório Notre Dame: um teatro com capacidade para 690 pessoas, equipado maquinário teatral de iluminação e sonorização profissionais, com camarim e palco de eventos, apresentações, palestras, formaturas e do maior encontro teatral escolar, o Festival Intercolegial de Teatro Notre Dame.
  • Laboratórios de Ciências – Química, Física e Biologia e de Informática: proporcionam aos estudantes o acesso às práticas, à investigação, à elaboração de hipóteses e à resolução de problemas, configurando instrumento conjunto da construção dos saberes.
  • Curso de Língua Inglesa: ministrado pela equipe pedagógica do Ibeu, complementarmente à escolaridade, visa à fluência no idioma.
  • Filosofia da Educação Infantil ao Ensino Médio – Aulas interpretativas e transdisciplinares sobre os grandes pensadores da humanidade e suas reflexões.