Institucional

notre-dame-ipanema

A Rede de Educação Notre Dame realiza o seu fazer pedagógico inspirada na precursora da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Santa Júlia Billiart. A francesa que vislumbrou e, em 1804, concretizou a fundação de uma congregação religiosa cujo propósito era a educação integral de crianças e adolescentes, nasceu em Cuvilly, em 1751. A obra evangelizadora e educacional de Júlia ultrapassou os limites geográficos, administrativos, metodológicos e conceituais do seu tempo e, atualmente, está presente em cinco continentes.

As primeiras religiosas missionárias que viviam sob o carisma das Irmãs de Notre Dame chegaram ao Brasil em 1923. Hoje, cerca de 10 mil crianças e adolescentes recebem, nas escolas da Rede de Educação Notre Dame, educação voltada para um mundo em constante transformação e desenvolvimento tecnológico. Para isso, as instituições de ensino mantidas no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal comprometem-se em educar sem fronteiras, o que implica estarem abertas ao novo e a antever esse novo, centradas no educando e na sociedade em que estão inseridos.

A sugestão de fundar uma escola para atender crianças cariocas foi dada às Irmãs de Notre Dame pelos Padres Franciscanos e, em 1933, com a proposta aceita, as superioras da Congregação empreenderam uma busca ao local propício para a instalação da nova escola. Naquele momento, deram início a trajetória do Colégio Notre Dame Ipanema que oferece aos estudantes formação educacional desde a Educação Infantil até o Pré-Vestibular.

Atualmente, o Colégio possui uma área construída de 20mil m² e acolhe seus educandos em um ambiente seguro e vídeo-monitorado, com registro digital de entrada e saída dos estudantes e visitantes, além de segurança privada 24h.

Além de comprometer-se com o ensino e a aprendizagem dos conteúdos programáticos, habilidades e competências a serem desenvolvidos, em cada faixa etária, a instituição valoriza as atividades culturais, esportivas, artísticas e sociais, capazes de dinamizar e intensificar a ligação entre a Escola, os estudantes, suas famílias e a comunidade educativa em que está envolvida.