Girassóis vestem Ipanema de cor, em comemoração aos 85 anos do Colégio Notre Dame
9 de março de 2018 Notícias, Portal
destak

Chegada alunos (23)Aqueles que, na terça-feira (06), andavam pelas ruas do bairro de Ipanema, tanto de manhã cedo quanto no início da tarde, curiosamente, avistavam crianças e adolescentes carregando girassóis.

O gesto de educandos uniformizados, além de uma alusão ao ensinamento de Santa Júlia Billiart – que aconselha a voltar-se às coisas boas da vida e, principalmente, a Deus – remetia ao 85º aniversário de uma das instituições de ensino brasileiras inspiradas no seu carisma: o Colégio Notre Dame Ipanema.

Pátio (31)Já no educandário, a canção “O Girassol”, de Waldeci Farias, foi entoada pelo coro formado pela cantora Karen Keldani e pelos estudantes. Afinal, além de representar o cerne da educação Notre Dame, a flor-título dá nome ao Jubileu festejado, neste ano, pela instituição fundada em 1933.

Ex-aluna e mãe de educando, ao emprestar sua voz ao festejo, Karen reviveu seu tempo de escola. “Hoje, senti novamente o que vivi há 30 anos, com o tio Waldeci”, afirmou, referindo-se ao momento em que cantou para os demais estudantes a música ensinada por seu professor.

Pátio (23)Antes mesmo da homenagem musical, com girassóis em punho, os estudantes, como a própria canção diz, “vestiram o pátio de cor”. “Vocês são a história viva, atuante e festiva, que dá um colorido todo especial à missão Notre Dame”, descreveu a  diretora escolar, Irmã Elena Bini, em seu discurso comemorativo.

Pátio (85)A celebração jubilar contou, ainda, com momento de agradecimento, no qual o agente de Pastoral Escolar, Henrique Kaladan, recordou os diferenciais que fazem do Colégio referência. “Nossa escola é acolhedora e isso faz vocês felizes aqui! Vocês conhecem cada espaço, cada professor, cada funcionário. Aqui, vocês aprendem que ser Notre Dame é ser mais”, afirmou, fazendo menção à logomarca da Rede de Educação. “Nela, há uma cruz que também é um sinal de adição, lembrando que nossos estudantes devem somar valores à sociedade”, concluiu.

Pátio (96)O celebrante da cerimônia religiosa, Padre Jorjão, também recordou, durante a homilia, que a história das Irmãs de Notre Dame se cruza com a da Paróquia Nossa Senhora da Paz, pois foram os padres que pediram à Congregação que abrisse uma escola em Ipanema. “Que ideal nobre o das Irmãs, que, 85 anos atrás, vieram fundar uma escola em Ipanema e, até hoje, fazem desse Colégio uma casa em que os filhos e jovens são pessoas de valor para a sociedade”, afirmou, antes de abençoar a comunidade educativa.

Brownie (14)Após a benção, os educandos cantaram o Hino das Escolas Notre Dame e a tradicional cantiga “Parabéns a Você”, ao redor de um grande bolo decorativo.  Em seguida, foram presenteados com uma edição limitada e exclusiva do Brownie do Luiz – doce que faz sucesso no Rio de Janeiro.

Veja mais fotos

Veja o álbum de fotos completo em nosso Facebook