Formação de leitores na primeira infância é tema curso ministrado por Rona Hanning aos educadores
29 de janeiro de 2019 Notícias, Portal
destaq

DSC_0018Devido ao sucesso do curso assistido, em 2018, pelos docentes do Colégio do Notre Dame Ipanema, Rona Hanning – referência em formação de leitores na primeira infância, ministrará, neste ano e acompanhada pela especialista em Mídia e Educação, Carolina Sanches, um novo módulo da capacitação desenvolvida, especialmente, para o corpo docente.

DSC_0033Foi após encantar-se com o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino, durante uma visita informal, que Rona aceitou criar, junto com a Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, o curso “A Formação do Leitor Literário na Primeira Infância – do tradicional à contemporaneidade: o que ver e rever nos livros e histórias contadas aos pequenos?”.

DSC_0039Durante os quatro encontros da capacitação, a palestrante de renome nacional enfatizou a necessidade de proporcionar a experimentação às crianças na primeira infância, para que a construção da sua autonomia surja do seu pensamento, ao invés de, apenas, de ordens e regras. Afinal, explicou, as crianças precisam elaborar sozinhas, internalizar vivenciando da sua maneira. “Uma família pode criar da mesma forma dois irmãos e, no final, um será diferente do outro”, concluiu.

É, justamente, na criação da personalidade que a literatura é um grande, se não o maior e mais potente, álibi para para a educação, defende Rona. Por isso, é tão necessária a escolha minuciosa das obras, esclarece. “Se o projeto educacional pressupõe que o educando aprenda a manifestar seus pensamentos, é evidente que as obras escolhidas devem envolver expressão artística”, exemplificou, valorizando o exemplo dado pelo educandário, por meio dos projetos literários desenvolvidos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>