Felicidade e aprendizagem foram temas abordados pelo Programa de Capacitação de Professores e Funcionários
11 de março de 2019 Notícias, Portal
destaque site 2

DSC_0467-103Integrando o Programa de Capacitação de Professores e Funcionários do Colégio Notre Dame Ipanema, uma programação reflexiva e formativa sobre felicidade e aprendizagem foi proporcionada aos colaboradores da instituição de ensino, nos dias que se seguiram ao festejo do Carnaval. Durante os encontros, promovidos na quinta (07) e na sexta-feira (08), foram realizadas, ainda, reuniões de planejamento pedagógico e celebrados os 86 anos do educandário – cujo aniversário é comemorado em 06 de março e o Dia Internacional da Mulher – 08 de março.

DSC_0358-4Durante a abertura dessa etapa do Programa, a diretora escolar, Irmã Elena Bini, provocou a plateia a pensar sobre a temática que seria abordada, em alguns minutos, pela Mestre em Psicologia Clínica, Maria Tereza Maldonado.“O que é essa tal felicidade? O carnaval se foi e será que a alegria também se foi com ele? Para lidar com pessoas precisamos conhecer o que há dentro de nós, seres humanos. Somos pequenos e frágeis, mas também somos fortes”, disse.

DSC_0433-72Dando início à palestra intitulada “Construindo a felicidade, o bem-estar e as competências socioemocionais”, a convidada – membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar e autora de mais de 40 livros sobre o tema – questionou-lhes: “O que é ser feliz?”.

Para a complexa questão não há uma única resposta, mas inúmeras. Cada indivíduo possui uma visão particular sobre o que o faz ter contentamento. No entanto, existem alguns procedimentos, indicados pela Neurociência, que podem contribuir para o estado de satisfação, como a qualidade dos pensamentos, dos relacionamentos e das ações, a fé, a simplicidade, a resiliência, a gratidão, a empatia, a contemplação e o amor.

Por outro lado, pensamento negativo, preocupação excessiva, irritação, consumismo, venenos mentais como mágoa, rancor, vingança, ódio e o medo inimigo boicotam o contentamento. “A felicidade não é a ausência de problemas nem um estado permanente. Não pode depender de circunstâncias favoráveis. Projetar a felicidade em algo ou alguém é um equívoco. Ser feliz é uma construção baseada em escolhas pessoais, nas maneiras de nos relacionarmos com o que nos cerca. Faz parte desse contexto construir o bem-estar e as competências socioemocionais”, enfatizou, fazendo menção ao Emóvere – projeto que, com o intuito de favorecer o desenvolvimento dessas habilidades, norteia, em 2019, o fazer pedagógico da instituição.

DSC_0024-3

No dia seguinte (08), os colaboradores assistiram à palestra “O que acontece com nosso cérebro quando aprendemos”, ministrada pelo Doutor em Educação, Airton Pozo de Mattos.

Consultor da Oxford University Press e da Unipiaget Brasil, o convidado evidenciou que inúmeros estudos sobre a forma como se aprende apontam a necessidade de mudar o paradigma. “Ficou para trás a época em que se ensinava pensando no livro ou unicamente no conteúdo a ser ensinado. Hoje, ensina-se pensando no estudante, em como ele aprende e em todos os aspectos que podem influenciar na aprendizagem de cada um, desde o ambiente às características psicológicas”, afirmou.

Por isso, prosseguiu, a ferramenta mais potente de que um professor dispõe é a criatividade e a capacidade de reorganizar a sua aula de acordo com os mais variados momentos vivenciados pelos educandos. “Este, por exemplo, é o segredo do sucesso da educação da Finlândia”, comentou. “Neste novo cenário, o professor é, mais do que nunca, o co-construtor do conhecimento”, concluiu.

Além dos momentos de formação, o Programa proporcionou aos educadores e funcionários a participação em capacitação sobre o projeto Emóvere, orientada pela psicopedagoga Rejane Gallo. Por meio de dinâmicas e exercícios, ela desafiou-os refletir sobre os sentimentos que, pouco a pouco, eram despertados. Dessa maneira, colocou-os no outro lado do processo – no papel dos estudantes, o que lhes possibilitou constatar que simples exercícios podem mexer com as emoções e proporcionar momentos de autoconhecimento.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>