Evento aproxima estudantes da experiência profissional e apresenta possibilidades acadêmicas
26 de junho de 2019 Notícias, Portal
destaque site 2

DSC_0017A Semana das Profissões no Ensino Médio (SEPEM) é um evento, promovido anualmente pelo Colégio Notre Dame Ipanema, que apresenta aos educandos do nível de ensino um panorama sobre o mercado de trabalho, a partir do depoimento de profissionais conceituados em diferentes áreas. Além disso, a programação informa acerca de possibilidades acadêmicas no Brasil e no exterior.

Em sua 13ª edição, a SEPEM consagra-se como um grande diferencial do educandário, pois tanto quantitativa quanto qualitativamente proporciona aos adolescentes uma interação dificilmente vista em outras escolas. Afinal, apenas durante a abertura do evento, a programação incluiu palestra de engenheira mecânica que atua no Instituo Tecnológico da Aeronáutica, de representante do consórcio de instituições de Ensino Superior portuguesas – que auxilia os brasileiros interessados em estudar no país – e de consultora educacional – que assessora estudantes para participar dos processos seletivos para ingresso em universidades do Canadá, dos Estados Unidos e do Reino Unido, além de jornalista contratada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação.

DSC_0052Ex-aluna do Colégio Notre Dame, Susana Zepka, primeiramente, lembrou a vida escolar que transcorreu nas instalações que visitava, ressaltando o diferencial de uma Educação Básica pautada na ética e em princípios solidários. Em seguida, a engenharia mecânica – cuja pós-graduação e o Mestrado foram cursados no próprio ITA e o Doutorado, na Pontifícia Universidade Católica – enalteceu a importância de amar a profissão. “Tenho mais de 60 anos e ainda acordo feliz para trabalhar. Esse deve ser o principal foco, ao escolher o campo de atuação. O reconhecimento e a recompensa financeira são consequências naturais para quem ama o que faz”, aconselhou.  Por fim, a convidada ressaltou a necessidade de preparar-se para ser um profissional capaz de dialogar com outras áreas do conhecimento.

Em seguida, os estudantes assistiram a um vídeo, por meio do qual a representante do Eduportugal, Cris Lazoti, explicou que brasileiros podem utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio como meio de ingresso no Ensino Superior português. Além disso, esclareceu dúvidas sobre o processo de concessão de bolsas de estudo para estrangeiros.

O acesso a instituições canadenses, inglesas e norte-americanas, por sua vez, foi detalhado pela representante da empresa Daqui pra fora, Letícia Cunha. “As habilidades socioemocionais são um aspecto relevante à seleção dos futuros universitários”, afirmou, ressaltando como a temática adotada, neste ano, como norteadora do fazer pedagógico é relevante até para a admissão na universidade almejada.

DSC_0119Por fim,  a chefe da redação carioca da BandNews FM, Thais Dias, enfatizou como é fundamental que o profissional tenha consciência da sua responsabilidade.

A Semana das Profissões no Ensino Médio segue por toda a semana, com a realização de, em média, nove palestras por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>