Estudantes visitam exposições no Centro Cultural Banco do Brasil
19 de abril de 2017 Notícias, Portal
destaque

DSC_0604Como um dos desdobramentos do tema escolhido para nortear, em 2017, o fazer educacional do Colégio Notre Dame Ipanema – “Empreendedorismo Sustentável”, – os estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental estão analisando o “Empreendedorismo nas Artes”.

DSC_0599Segundo a coordenadora Pedagógica do segmento, Vanessa Monteiro, o subtema – que será trabalhado até o último trimestre – motivou a visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na segunda-feira (10). Lá, as crianças observaram a mostra “Entre Nós — A Figura Humana no Acervo do MASP” e as obras de Abraham Palatnik.

Na exposição que levou obras do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand para a capital carioca, os educandos visualizaram retratos pintados por Paul Cézanne, Pablo Picasso, Vincent van Gogh, Paul Gauguin e Amedeo Modigliani, além dos brasileiros Anita Malfatti e Candido Portinari. DSC_0648Desse modo, puderam compreender o investimento dos artistas na produção de suas obras e como as comercializavam, como afirma o estudante Bruno de Holanda. “Vimos alguns quadros que pareciam ser em 3D. Outros, porém, eram mais simples, sem muitas cores chamativas. Mas todos, é importante lembrar, foram criados por pessoas tinham a arte como profissão e que vendiam os quadros como se fossem fotos”, comenta.

DSC_0671
A fim de compreender o conceito estético de Abraham, os educandos interagiram com sua obra, colocando-se atrás de um vidro que distorcia a imagem

Nas salas onde estão expostas as obras de Abraham Palatnik, as crianças puderam, então, observar a contemporaneidade da arte cinética, da qual o artista plástico brasileiro é pioneiro. Intitulada “A Reinvenção da Pintura”, a mostra retrospectiva ultrapassa os limites da pintura e da escultura, pela associação entre arte e tecnologia.

A exposição de Abraham Palatnik mantém-se aberta ao público carioca até segunda-feira (24), enquanto a mostra do MASP pode ser visualizada no museu homônimo – localizado na capital paulista.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>