Estudantes ganham Espaço Inteligente de Convivência
8 de junho de 2017 Notícias
destaque

O Planejamento Estratégico da Rede de Educação Notre Dame para os anos de 2017 a 2020 pontua a revitalização do Ensino Médio como uma das suas prioridades. Além disso, pressupõe que as instituições de ensino Notre Dame proporcionem aos estudantes desse nível de ensino uma educação de excelência, construída em diferentes lugares de aprendizagens.

Por isso, o Colégio Notre Dame Ipanema entregou aos seus educandos, na quarta-feira (07), um Espaço Inteligente de Convivência. Lúdico, aberto, em espiral, tecnológico e versátil, ele foi idealizado para favorecer a socialização, o bem-estar e o exercício da autonomia, como afirma a coordenadora Pedagógica, Elizabeth Cavalcanti. “Começamos a pensar este espaço há muito tempo, em um encontro de gestão da Rede”, recordou.

DSC_0064Planejada a partir de sugestões e ideias dos próprios adolescentes, capturadas no final do ano letivo de 2016, e inspirada em conceitos comuns aos escritórios de empresas como Google, Youtube e Facebook – nos quais a arquitetura, a decoração e a organização do ambiente dialogam com o perfil do usuário -,  a nova sala foi concebida com cores, formas e texturas modernas.

DSC_0246Características que puderam ser observadas pelos adolescentes, após a solenidade de inauguração do ambiente, da qual participaram, descerrando a fita, o administrador escolar, Marcus Mussi, e os estudantes da 3ª Série, Luiz Felipe Granja e Gabriel de Almeida – ambos matriculados na instituição de ensino desde 2001.

Antes de adentrarem ao Espaço de Convivência, os educandos ouviram trecho do livro de Isaías (43, 19), lido pela diretora escolar, Irmã Loiva Urban. “Vejam, eu estou fazendo uma coisa nova! Ela está surgindo! Vocês não a reconhecem?”, reproduziu. “É o  novo de nossa escola, reconhecemo-lo”, comentou.

DSC_0068Já dentro da sala, eles puderam conferir detalhes do espaço que dispõe de Smart TV, máquinas automatizadas para aquisição de lanches e bebidas, mural de vidro, armários estofados, puffs, tomadas USB e mobília inspirada na dos criativos escritórios do Vale do Silício – região dos Estados Unidos reconhecida, mundialmente, por abrigar os mais modernos e vanguardistas empreendedores do planeta.

Além disso, assistiram os pedidos de benção do bom Deus para o novo ambiente de cultivo relações, de lazer e de aprendizagens, proferido pelo agente de Pastoral Escolar, Henrique Kaladan. “Quando pedimos ou damos a bênção a alguém, estamos nos referindo ao desejo de que tudo de bom aconteça àquela pessoa. É o que queremos com este novo espaço: somente coisas boas!”, afirmou, enquanto um estudante dedilhava o violão, propagando na sala uma melodia leve e propícia ao momento.

DSC_0396Em seguida, os primeiros visitantes foram convidados a revelar o Espaço Inteligente a quem passava pelos corredores escolares, retirando dos vidros os papéis que impediam a visibilidade do seu interior. Neste momento, revelaram a si mesmos as Normas de Convivência transcritas no vidro.
Criadas em conjunto, por educadores e educandos, elas devem ser seguidas, para garantir o bom uso do local, explicou a Psicopedagoga do Ensino Médio, Júlia Monteiro.

DSC_0354Ao término da cerimônia, as estudantes Gabriela Suarez e Manuela Gonçalves foram presenteadas com um fone de ouvido, pois tentaram desvendar a fórmula, estampada nos tapumes da obra, que ilustrava aos adolescentes que, para o bom funcionamento da sala, é preciso que todos tenham cuidado e cumpram as normas.

A movimentação alegre do local, desde a sua inauguração, comprova, segundo a coordenadora, Elizabeth, o que muitos estudos já demonstraram: há outros espaços, além da tradicional sala de aula, nos quais o ensino e a aprendizagem podem acontecer, acrescidos de prazer e satisfação.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>