Estudantes do 7º e do 8º Ano participam da terceira edição da Pastoral em Fórmula 1
1 de agosto de 2017 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
destaque site 2

DSC_0662Muito aguardada pelos estudantes matriculados no 7º e no 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema, a terceira edição do evento “Pastoral em Fórmula 1″ foi realizada entre os meses de junho e julho.

Idealizado e desenvolvido pelo agente de Pastoral Escolar, Henrique Kaladan, ele faz uma analogia dos elementos do esporte automobilístico à fé. “Nessa estrada, o motor é Jesus Cristo; os educandos são os pilotos e o combustível é o afeto para com o próximo”, descreve Henrique, complementando que as dinâmicas vivenciadas pelos adolescentes se assemelham às baterias das corridas, enquanto os parafusos são as dificuldades que precisam ser, diariamente, ajustadas, em prol do bom convívio.

DSC_0745A dinâmica é benéfica, considera a estudante Bárbara Pfeiffer – que, pela segunda vez, é membro do time de “mecânicos” – voluntários que aplicam as dinâmicas.

Responsável por ministrar, acompanhada por Irmã Luisa Rossetto, a oficina de argila – motivada por analogia ao segundo capítulo de Gênesis, no qual é relatada a criação do homem a partir do barro -, a concluinte do Ensino Médio define o evento como a soma da interdisciplinaridade à espiritualidade, pois propicia aos envolvidos momentos de autoconhecimento e de valorização das atitudes humanas capazes de construir um mundo melhor.

Na dinâmica orientada por ela, por exemplo, os participantes refletiram sobre o mistério da criação e, especialmente, sobre a maravilha da criação do ser humano, além de terem interiorizado que sua origem está no bom Deus. Tudo isso, enquanto moldavam potes de argila.

DSC_0822Para o estudante do 7º Ano, Henrique Freitas, a oficina de fotografia foi um dos auges da programação, pois observar e registrar detalhes que, normalmente, passam despercebidos pelo olhar foi fundamental para que compreendesse a importância de, realmente, estar presente nos momentos de convívio com a família e os amigos.

Enquanto isso, a educanda do 8º Ano, Sophie Campos, afirma que a maturidade de participar pela segunda vez do evento possibilitou-lhe maior envolvimento. “Tudo o que é aprendido nas oficinas nos afeta de maneira positiva, já que nos faz refletir sobre quem somos e como queremos ser”, comenta.

_P9A2926Sobre a Pastoral em Fórmula 1:

O evento anual visa, como postula um dos princípios da Rede de Educação Notre Dame, anunciar e testemunhar o Projeto de Jesus Cristo - de maneira dinâmica, interdisciplinar e lúdica -, para incentivar o protagonismo do jovem na Pastoral Escolar.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>