Espiritualidade pela Arte: uma jornada de descobertas
5 de outubro de 2018 Notícias, Portal
destaque site 2

Nem a fina chuva que caía, convidando à preguiça, convenceu os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental a abrir mão de participar da primeira edição do Espiritualidade pela Arte – projeto, coordenado pelo agente de Pastoral, Henrique Kaladan, que aconteceu entre sexta-feira (28) e sábado (29).

Reunidos na sede campestre do Colégio Notre Dame Ipanema, os adolescentes embarcaram em uma jornada em busca do crescimento pessoal e espiritual e do fortalecimento da fé.

DSC_0387Para tanto, a natureza exuberante do Recanto do Girassol foi um dos instrumentos utilizados, a fim de inspirar os participantes. O calor do sol – o Deus que aquece – e o canto dos pássaros – a voz do Pai -, por exemplo, ilustraram a reflexão sobre o Salmo 8, que enaltece a majestade divina.

DSC_0462Além disso, os  70 educandos participaram de atividades diversificadas, individuais ou em grupo, permeadas pela arte, que faziam uso da teologia do corpo e trabalhavam questões delicadas acerca da relação entre o eu e o Sagrado. “O trabalho com a teologia do corpo é importante para que o jovem perceba o corpo como a expressão de Deus, o DSC_0237templo do Espírito Santo”, explica o agente de Pastoral.

Uma delas, a dinâmica da busca pelo “eu”, mexeu com as emoções do grupo. Afinal, durante ela, cada jovem deveria olhar seu reflexo no espelho, dizendo se gostava ou não do que via e se estava à vontade com a sua vida e com a pessoa que era.

A partir da delicada beleza de elementos naturais femininos – como a água, a flor e a terra -, passando pela beleza de mulheres como Gisele Bündchen e Cora Coralina, os educandos foram, então, conduzidos a reconhecer a maior das belezas: a da ousadia da mãe de Jesus. “Uma beleza dedicada à grande causa, a seu filho, à redenção da humanidade”, comentou Henrique. Em seguida, os estudantes foram sensibilizados a identificar a beleza das suas figuras maternas.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>