Espiritualidade e inovação conectadas
4 de fevereiro de 2021 Notícias, Portal
destaque site

Às vésperas da volta às aulas, o Colégio Notre Dame Ipanema realizou um encontro híbrido – on-line e presencial – dando sequencia ao programa de formação continuada de seus docentes.  O evento aconteceu de forma remota, para a equipe pedagógica, e presencial, para os profissionais que já estão atuando na unidade.

Irmã Elena Bini, diretora do colégio, deu as boas-vindas no encontro on-line com palavras de estímulo. “Que possamos ‘abraçar’ com olhares e boas palavras tanto uns aos outros, quanto nossos estudantes e famílias. Muito obrigada pela presença, pela escuta. Acolhamos com nossas almas o que ouvirmos aqui hoje e tudo o que poderemos realizar”, disse a religiosa.

DSC_0008O agente da Pastoral, Henrique Kaladan, conduziu um momento de espiritualidade no qual traçou um paralelo entre a vivência do profeta Jeremias e os tempos atuais, intitulada Esperança política e espiritualidade no profeta Jeremias. “Como direis: somos valentes e fortes para a guerra” – Jeremias 48,14, mostrando que o tempo de Deus é hoje. “Ao analisarmos o momento histórico narrado na Bíblia e os tempos atuais, percebemos uma evolução da tecnologia, das ciências e das artes. Entretanto, os seres humanos  permanecem estagnados em sua dimensão amorosa, alimentando o egoísmo e a ignorância, é preciso exercitar e cultivar o amor ensinado pela prática de Jesus e pelo sim de Maria”, explicou Henrique. Ao final, convidou os presentes para que eduquem seus estudantes para o amor ao bom Deus seguindo os exemplos sagrados.

Em seguida, o professor e autor de cursos nas áreas de empreendedorismo e  inovação, certificado como innovator pelo Google, Daniel Moscardo, falou  sobre as soft skills, as competências subjetivas. Apresentando um breve panorama das profundas transformações que impactaram o mundo do final do século passado até hoje, como robôs e inteligência artificial, Moscardo chamou a atenção para os grandes diferenciais humanos como a criatividade e as competências socioemocionais. “A capacidade de criar e viver  experiências que merecem por compartilhadas – e compartilhá-las – é, cada vez mais imprescindível aos profissionais em todas as áreas de atuação”, explicou Daniel. Em uma palestra interativa, proporcionou momentos em que muitos educadores olharam para dentro de si e redescobriram sua chama. 

DSC_0002Em sumo, a manhã foi de descoberta, ou redescoberta, da importância de estar conectado consigo mesmo, conteúdo abordado na palestra, bem como na oração inicial. Esta coincidência chamou a atenção do grupo.

Ao final,  o relações-públicas José Alessandro, encerrou o encontro propondo uma dinâmica corporal on-line. O exercício ressaltou a importância das conexões dos olhares, das expressões e do comprometimento necessário a todos enquanto educadores. Ele falou, ainda, da relevância de comunicar os trabalhos de excelência que as equipes desenvolvem e também apresentou a nova logomarca comemorativa pelos 88 anos que o colégio completará em março.