Especialista alerta estudantes sobre os malefícios do uso de drogas
6 de junho de 2019 Notícias, Portal
destaq

“Buscamos na informação um meio para ajudar os jovens a pensar melhor sobre as suas escolhas”. A afirmação da psicopedagoga do Colégio Notre Dame Ipanema, Júlia Lázaro, sintetiza o objetivo com o qual a instituição de ensino promoveu um bate-papo sobre os perigos  do uso de drogas.

DSC_0080O professor associado de Psiquiatria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (ABRAD), Osvaldo Luiz Saide, explicou que não existe um critério lógico que defina a aceitação social das substâncias psicoativas, uma vez que o álcool é uma droga lícita e a maconha não, mas ambas sejam nocivas à saúde por exemplo, não.

DSC_0081São muitos os danos  causados pelo uso de psicotrópicos,  desde o envelhecimento precoce até o desencadeamento de surtos psicóticos, passando por danos à memória, alucinações, insônia e angústia.

Entretanto, enfatizou, os prejuízos não se limitam ao âmbito físico. “Pesquisas demonstram que, quando usadas na adolescência, as drogas influenciam diretamente na formação moral e na consolidação do caráter. Afinal, assim como atuam sobre os sentidos, alteram a percepção e o senso, transformando a ética pessoal”, alertou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>