Enem: Dicas para escrever uma redação nota 1000
3 de novembro de 2017 Notícias, Portal
destaque2

DSC_0012O ato de escrever é mais que um exercício de conhecimento: é uma prova de sintonia com o mundo em que se vive; é saber expressar-se diante dele; é fazer-se ouvir e ser entendido. Por isso, é de um senso crítico aguçado que depende uma boa produção textual.

A apropriação dessa sólida e duradoura ferramenta para a DSC_0022construção da cidadania deve ser comprovada, por meio da Prova de Redação, para o ingresso no Ensino Superior. Seja a dos vestibulares ou a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a avaliação preocupa os candidatos, tanto pelo fato de que seu tema é sempre uma surpresa quanto pela necessidade de estar por dentro dos principais assuntos da atualidade, além, é claro, de exigir conhecimento acerca dos tipos textuais.

É com o intuito de capacitar os vestibulandos para enfrentá-la que, no Colégio Notre Dame Ipanema, o Ensino Médio conta com aulas específicas de Redação, nas quais os adolescentes desenvolvem os saberes necessários para alcançar uma boa nota.

Além disso, projetos institucionais de incentivo à leitura e à escrita, como o “Lendo sem Parar”, a “Jornadinha Literária” e”o Festival Literário Notre Dame”, pretendem  formar, desde a infância, leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas, além de autores hábeis em expressar-se por meio de diferentes linguagens.

DSC_0017Os educandos, ainda, imergem em assuntos em voga, por meio de debates e palestras promovidos pela instituição de ensino com o intuito de instrumentalizá-los para a produção textual. Na quarta-feira (01), por exemplo, os jovens compreenderam em detalhes o regime socialista de mercado chinês, em encontro com a educadora Adriana Terra, que atua em uma província no interior do país.

Momentos como esse, avalia o docente responsável pela disciplina Redação, Thiago Valadares, concretizam a experiência da interdisciplinaridade – outra chave para que se redija um texto produtivo socioculturalmente.

O educador, por fim, alerta que, ao elaborar o texto DSC_0004Dissertativo-Argumentativo, é importante responder a quatro perguntas para fundamentar o detalhamento das propostas. “O que fazer?”, “Quem vai fazer?”,  “Para que fazer?” e “Como fazer?”. Além disso, indica a releitura do próprio texto, após a conclusão, para que o autor identifique erros de grafia, pontuação, coesão e concordância.

Veja mais fotos:

Confira, abaixo, algumas dicas para a Prova de Redação do Enem – que será realizada neste domingo (05):

Dez situações que podem reduzir sua nota:

  1. Fugir do tema proposto
  2. Apresentar um texto curto, com menos de 10 linhas
  3. Desrespeitar os Direitos Humanos
  4. Fazer outro ou desviar do tipo dissertação solicitado
  5. Cometer erros gramaticais
  6. Usar linguagem oral ou informal
  7. Utilizar palavras muito rebuscadas
  8. Exceder-se em citações ou usá-las sem critério
  9. Redigir impropérios ou deboches ou utilizar desenhos
  10. Usar radicalismos

Quinze possíveis temas:

  1. Mobilização e ativismo nas redes sociais
  2. Cyberbullying e outros crimes virtuais
  3. Terceira guerra mundial
  4. Desafios da mobilidade urbana
  5. Tecnologia e sociedade: Tecnovícios
  6. Homofobia e sua criminalização
  7. Envelhecimento da população
  8. Família no século XXI
  9. Onda anti-vacinação
  10. Sistema prisional brasileiro
  11. Limites entre estética e saúde
  12. O pensamento conservador e o avanço da censura no Brasil
  13. Corrupção no futebol e na política
  14. Responsabilidade ambiental
  15. Crise hídrica e seus impactos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>