Empatia, conexão e esperança: rumo aos 90 anos do Colégio Notre Dame Ipanema
23 de fevereiro de 2021 Notícias, Portal
destaque site2

Durante a semana do recesso escolar de carnaval, os funcionários do Colégio Notre Dame Ipanema, participaram de uma nova edição do programa de Formação Continuada Notre Dame Ipanema. Desta vez, o encontro, que aconteceu de forma presencial seguindo os protocolos de segurança, ressaltou as Competências do Profissional Notre Dame.

DSC_0078Responsável pela abertura do evento, a Irmã Araci Ludwig, superiora da comunidade Notre Dame Ipanema, proporcionou um momento de fé e reflexão, apresentando a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 – “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, cujo lema é “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”, (Ef 2,14a). A religiosa reforçou sobre a importância de saber ouvir, ter empatia e abrir o coração para o próximo e para Deus. 

“Deus não quer nossas palavras, ele quer nossas ações, nosso coração. Cristo veio para unir. Que bonito se todos nós, cristãos, fossemos reconhecidos como gente de paz”, ressaltou Irmã Araci.

DSC_0086Dando continuidade ao encontro, Marcus Mussi, Administrador do colégio, apresentou uma retrospectiva dos 88 anos de atividades que o colégio completará em 6 de março deste ano. Relatando sobre os marcos históricos ocorridos desde a chegada das Irmãs em Ipanema, em 1933, até o ano de 2021, o Administrador ressaltou os desafios que foram vencidos ao longo dos anos. “Quem fica faz a vida seguir e ir adiante. Nós estamos, juntos, fazendo o mesmo frente às atuais adversidades: fazendo história”, pontuou Marcus.

O lançamento da logomarca dos 88 anos de fundação do colégio convidou a todos para os preparativos à grande celebração em 2023: 100 anos da presença das Irmãs de Notre Dame no Brasil, da missão educacional e evangelizadora Notre Dame e 90 anos de Notre Dame Ipanema.

DSC_0097Em seguida, o palestrante convidado, o relações-públicas da instituição, José Alessandro, abordou neste primeiro módulo, três competências dos profissionais Notre Dame: comunicação,  trabalho colaborativo em equipe e cultura e fluência digital. O momento dinâmico contou com  alongamento, aquecimento e o “Show da Atenção”, uma atividade gamificada sobre os protocolos de retorno às atividades presenciais adotado pela Rede Notre Dame. Durante o jogo, uma alusão ao popular “Show do Milhão”, os funcionários podiam responder às perguntas ou pedir ajuda de seus colegas. Orientações sobre a Nova LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – também foram apresentadas pelo relações-públicas, além de uma dinâmica que trouxe à tona a importância da conexão de olhares e de cumplicidade em meio ao momento tão peculiar que estamos vivendo.

WhatsApp Image 2021-02-18 at 14.52.45O encontro foi o primeiro módulo planejado pela Direção, Departamento de Recursos Humanos em parceria com o Departamento de Comunicação a fim de proporcionar aos funcionários vivências e experiências sobre as 10 competências do profissional Notre Dame.

Fechando o evento, a vice-diretora, Cristina Bernardini, agradeceu, em nome da Direção, pelo empenho de todos funcionários, afinal, cada um, com seu talento e dedicação, faz a diferença para que o Notre Dame possa celebrar cada conquista mesmo em um período de tantos desafios.

Veja mais fotos.

Assista ao vídeo.