Emoção: ex-alunos recepcionam seus mestres
3 de fevereiro de 2015 Notícias, Portal
DSC_0796-(1)

Ao serem abertas, as cortinas do auditório Notre Dame revelaram, no palco, quatro ex-alunos e duas estudantes. No rosto deles, sorrisos e emoções à flor da pele. Assim, a gratidão e o talento trouxeram à cena momentos de reflexão sobre o ser educador, no momento de oração que reuniu educadores, funcionários e Irmãs do Colégio Notre Dame Ipanema, no primeiro dia letivo do ano de 2015. A encenação usou como pressuposto o texto bíblico do capítulo 12 do Livro de Romanos. “Nós, que somos muitos, somos um só!”

DSC_0712“Depositei toda minha confiança em vocês e recebi de volta todo o apoio para chegar aonde cheguei. Estou emocionada por estar aqui em frente a vocês. Muito obrigada pelo apoio e tudo que fizeram por mim.”, falou, com a voz embargada a recém concluinte do Ensino Médio, Mariana Ramires, ao final da apresentação. A ex-aluna foi aplaudida por ser um dos tantos estudantes Notre Dame que conquistaram resultados excelentes no Enem e em vestibulares diversos. Mariana foi aprovada para o curso de Psicologia, como 1ª colocada no vestibular da UFF, 2º lugar na UERJ, 5º na UFRJ, 3º na PUC-Rio e também obteve aprovação para o curso de Direito na Ibmec.

“Sempre digo a eles que o estudante Notre Dame é diferente porque leva consigo a cruz no peito, em seu uniforme. A cruz também é um sinal de mais! Ela nos lembra que Jesus morreu para que sejamos mais. Mais humanos, mais caridosos, mais profissionais, mais gente!”, explicou professor Henrique Kaladan, Agente de Pastoral, que também dirigiu a cena apresentada aos educadores.

O ano de 2015 será marcado por comemorações e festividades. Muitas delas, serão envolvidas nos fazeres pedagógicos do Colégio:

  • Ano da Paz, CNBB;
  • Ano da Esperança, Arquidiocese do Rio de Janeiro;
  • Ano Internacional da Luz, ONU;
  • Fraternidade, Igreja e Sociedade, tema da Campanha da Fraternidade 2015;
  • Aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro;
  • Ano de Transformar Conhecimento em Atitude, Campanha da Rede de Educação Notre Dame;
  • II Ano do Caderno, no Colégio Notre Dame Ipanema e
  • III Ano de Arar o Mar, no Colégio Notre Dame Ipanema.
DSC_0748
Comunidade religiosa do Colégio Notre Dame Ipanema

Em 1806, no dia de Nossa Senhora da Luz, 02 de fevereiro, Santa Julia Billiart teve a visão das Irmãs de Notre Dame presentes no mundo inteiro. Hoje, 209 anos após a visão, aqui no Colégio Notre Dame Ipanema estão oito destas Irmãs. Ir. Ulda Mattje, representante da Mantenedora, apresentou a comunidade religiosa aos colaboradores que puderam dar boas vindas às Irmãs Lory Ines Rockenbach e Cristina Backes que passam a viver em Ipanema.

Os novos coordenadores e educadores também foram apresentados e, logo após, todos receberam livreto“Diretrizes para o Colégio Notre Dame Arar o Mar”, contendo os discursos de abertura de ano letivo de 2013, 2014 e 2015, de autoria da diretora, Irmã Loiva Urban. Após o primeiro encontro e o lanche coletivo, os grupos reuniram-se para a leitura e conhecimento do Vade Mecum do Educador Notre Dame, além de prepararem suas salas e materiais para a chegada dos estudantes, que acontece ao longo da semana.

De agenda nova e garrafinha para o consumo de água sem fazer uso de copos plásticos, em punho, os educadores Notre Dame confraternizaram a alegria de voltar ao ambiente escolar e preparar as boas vindas aos seus estudantes! Como dizia Santa Júlia “O bom Deus pede que semeemos e ele produzirá os frutos a seu tempo”, é chegado o momento de lançar novas sementes!

Veja mais fotos desse dia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>