Educadores participam de evento que antecede o início do ano letivo
5 de fevereiro de 2019 Notícias, Portal
destaque-site-22

DSC_0188Fogo, terra, água e ar: os quatro elementos da natureza inspiraram a oração de boas-vindas aos educadores que, ao longo deste ano letivo, conduzirão as crianças e os adolescentes matriculados no Colégio Notre Dame Ipanema pela construção de saberes.

Realizado na última sexta-feira (01), o momento de espiritualidade e acolhimento propôs uma reflexão sobre a participação de cada indivíduo na concretização do projeto de Deus, a partir de uma criativa analogia entre os elementos e os segmentos de ensino – na qual, a Educação Infantil foi representada pela água, fonte cristalina de bênçãos; o Ensino Fundamental I foi relacionado ao ar, que renova nossa vida, energia e saúde; o Ensino Fundamental II foi simbolizado pelo fogo, numa menção ao calor e à intensidade humana; e, DSC_0153finalmente, o Ensino Médio foi representado pela terra, o caminho e a prosperidade.

Dessa maneira, como explica o agente de Pastoral Escolar, Henrique Kaladan, a oração enalteceu que Deus é o grande criador e todos são chamados a ser cocriadores da sua obra.

DSC_0192Complementarmente, a diretora escolar, Irmã Elena Bini, enfatizou quão nobre é a missão de educar no caminho do Bom Deus. “Trabalhar com educação não é fácil, mas é a arte mais bela. Então, que possamos fazer isso com alegria, porque não estamos aqui à toa. Fomos escolhidos pelo Bom Deus!”, afirmou, antes de apresentar ao corpo docente os membros da Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica, além das Irmãs Aracy Dellay e Noeli Giongo – que passam a integrar a comunidade religiosa.

A religiosa, ainda, reconheceu o empenho dos colaboradores que, durante o mês de janeiro, trabalharam nas melhorias e na manutenção dos ambientes educacionais.

TalDSC_0200 gesto foi repetido pelo administrador do educandário, Marcus Mussi, ao listar as reformas executadas e as inovações empreendidas, em especial, a remodelação do subsolo do Bloco II, que receberá a Sala de Motricidade da Educação Infantil, e a manutenção da rampa do Bloco III.

O projeto Emóvere, que irá nortear o fazer pedagógico da instituição, neste ano letivo, também foi apresentado aos educadores, por meio da exibição de vídeo acerca da necessidade de se educar para o sentir.

DSC_0009Antes disso, contudo, o assessor de Comunicação, José Alessandro, orientou uma dinâmica, que possibilitou que os participantes intuíssem os objetivos da iniciativa – que visa desenvolver as competências socioemocionais, perpassando todos os conteúdos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Afinal, o neologismo que dá nome ao projeto – criado a partir da origem da palavra emoção (do latim ex, que significa para fora, e movere, que se traduz como mover) – enaltece que se emocionar é mover para fora de si algo em direção ao outro.

DSC_0209

Encerrando o evento, a palestra do filósofo e pedagogo chileno Humberto Silvano trouxe aos presentes questões sobre a missão educacional diferenciada das escolas católicas.

Traçando um paralelo entre o perfil do educador comprometido com uma educação humana e cristã de hoje e o que Santa Julia Billiart já anunciava no século XIX, Humberto falou de missão, de postura e do grande diferencial na educação de jovens e crianças promovido por uma escola em pastoral. O palestrante citou que, segundo o pesquisador Antônio Nóvoa, o bom profissional deve estar atento ao que intitula como 5 Ps: à sua Prática, à missão de sua Profissão, às Pessoas, à Partilha do conhecimento e ao seu Público. Muitas famílias preocupam-se em saber em qual faculdade o filho irá ser aprovado e esquecem de se preocupar, por exemplo, quantos trabalhos voluntários esse jovem fez, quantas vezes ele ajudou o outro, como ele lida com os sentimentos. Muitas observações do palestrante, no que tange a educação socioemocional, foram exatamente ao encontro do projeto Emnóvere, que recém havia sido lançado. Sinal de harmonia, sinergia e foco para o ano letivo que se inicia.

Uma manhã gratificante na oração, no reencontro e na partilha do conhecimento para alinhar e preparar a volta às aulas.

Acesse o álbum:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>