Dia da Criança na Praça: um evento que integra escola, família e comunidade
18 de outubro de 2017 Notícias, Portal
destaque site 2

O sol brilhava, anunciando que seria uma manhã radiante, enquanto a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, era tomada por cores, texturas e sons. A movimentação foi causada pelo Dia da Criança na Praça – promovido, na quinta-feira (12), pelo Colégio Notre Dame Ipanema.

ZLE_5048Em sua segunda edição, o evento disponibilizou ao público mais de 20 atividades diversificadas.

Espalhadas por todo o espaço da Praça, algumas ocupavam tendas, enquanto outras aconteciam ao ar livre. Todas elas, contudo, eram orientadas por colaboradores e voluntários – como os, cerca de, 70 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da instituição. Para as adolescentes Stephane Fortes e Maria Paula Ramalho, que se dedicaram a auxiliar as crianças em atividades artísticas, a colaboração possibilitou que voltassem à infância. “Para a gente nem é trabalho. É diversão! Aprendemos interagindo com as crianças”, comentaram com sorriso no rosto.

No coreto, a docente de Música, Andreia Lavinas, comandava a Oficina de Musicalização. Enquanto ela animava a roda, cantando músicas infantis, os participantes tocavam chocalhos, tambores e outros instrumentos – todos confeccionados a partir de material reciclável.ZLE_5257 Já, na oficina Paredes Musicais, orientados pelo educador de Música e maestro da Orquestra de Crianças da Rocinha, Rodrigo Belchior, os pequenos produziam sons a partir de objetos inusitados, como embalagens, latas, sucatas e utensílios de cozinha.

Na Tendamanduá, por sua vez, várias oficinas criativas e atividades artísticas, como dobradura, modelagem, pintura e recorte e colagem, aconteciam simultaneamente. No espaço Pequenos Grandes Pintores, os participantes puderam colorir obras de Ivan Cruz, Leonardo Da Vinci e Vincent Van Gogh, entre outros. DSC_0258Ao lado, no espaço Recriarte, eles deixaram o artista que habita em cada um deles expressar-se, pois, nos cavaletes espalhados a céu aberto, criaram obras de arte colaborativas – um continuava o desenho que o outro tinha começado.

Na Tenda Contação de História, profissionais da Livraria Saraiva, da Artemanhas Brincantes e da Livraria Leitura encantaram crianças e adultos, conduzindo-os por uma viagem pelo reino mágico da literatura.ZLE_5266

Já, na Tenda Sensorial, os visitantes foram convidados a experimentar diferentes aromas, cores e texturas.

Já na Face Painting, as crianças eram maquiadas artisticamente.

Além das oficinas – muitas das quais podem inspirar as famílias a realizar brincadeiras lúdicas -, o Dia da Criança na Praça também contemplou as atividades físicas.

ZLE_5112Na Tendarara, as crianças puderam participar de um circuito divertido e colorido de psicomotricidade: o Crosfitinho Baby –  capaz de favorecer o seu desenvolvimento psíquico e motor. Além disso, ao ar livre, elas divertiram-se em camas elásticas, monitoradas pelos profissionais de Educação Física do Centro Esportivo Ramiro.

ZLE_5102As ilustres presenças das princesas Elza e Anna e dos heróis Super-Homem e Homem Aranha causaram frisson, tanto entre os pequenos quanto entre os seus responsáveis – que não pararam, por um minuto sequer, de solicitar fotos junto dos personagens. Os personagens da peça infantil escrita por Ariano Suassuna, “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna” –  que está em cartaz no Shopping da Gávea e é encenada pela Cia Teatral Notre Dame -, também circularam pelo local.

DSC_0106Graças a uma parceria entre o Colégio Notre Dame e o Movimento Lixo Zero – organização capitaneada pela ex-aluna Fernanda Cubiaco -, o impacto ambiental do evento foi monitorado. Além disso, os resíduos recicláveis produzidos durante ele foram coletados e encaminhados para reciclagem.

DSC_0201Um charmoso e acolhedor espaço para piquenique, decorado com cestas e toalhas e com vista para o lago da Praça, recebeu as famílias e os amigos, para que desfrutassem dos seus lanches.

DSC_0271Ao todo, cerca de 1500 pessoas prestigiaram o evento. Formado por indivíduos de todas as faixas etárias, de recém-nascidos a idosos, o público foi, praticamente, unânime ao considerá-lo um sucesso absoluto. “Está sensacional! É o primeiro ano da minha filha como aluna do Notre Dame e estamos adorando. Achei muito criativo! Ideias simples resultaram em atividades bem divertidas”, comentou Joana Coccarelli.

Luiza Serpa, que também é mãe de estudante, ressaltou a importância desse tipo de ação para a comunidade. “O evento está ótimo e o mais bacana é que ele promove a ocupação dos espaços públicos pela comunidade. Isso é muito importante! Acredito que nossa cidade precisa de mais iniciativas assim”, afirmou.

DSC_0230 (2)Patrícia Sauerbronn, responsável por educando, também avalia que o Dia da Criança promoveu o envolvimento da comunidade com o espaço público. “Para quem estuda no Notre Dame, a Praça acaba sendo uma extensão da escola”, resume.

Mas, não foram apenas membros da comunidade educativa que prestigiaram e elogiaram a iniciativa. Gabriela Bomtempo, moradora da Barra da Tijuca, acompanhou Maria Antônia, de 8 meses, à comemoração e adorou. “Está muito bacana, muito bem organizado!É uma bela iniciativa!”, parabenizou.

Todo esforço empenhado na organização da festa vale a pena quando nota-se seu total alinhamento a um dos princípios da Rede Notre Dame, de integrar família, escola e comunidade. Missão cumprida. A solidariedade não ficou de fora da comemoração e foram arrecadas 81 latas de leite que serão doadas à Obra do Berço.

Ao final do evento, podia-se ver várias crianças dançando e cantando o refrão do gingle da escola: “Começa por mim, imaginado um mundo melhor, é só fazer e acreditar que o mundo começa a mudar”, demonstrando que a mensagem está em suas bocas e corações.

Apoiaram o Dia da Criança na Praça:

  • Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
  • Superintendência da Zona Sul
  • Guarda Municipal do Rio de Janeiro
  • Brigada Militar do Rio de Janeiro
  • Companhia Municipal de Limpeza Urbana
  • Centro Esportivo Ramiro
  • O Fuxico Feira
  • Amipanema – Associação de Moradores Ipanema
  • PSIpanema – Projeto Segurança Ipanema
  • Ibeu
  • Saraiva
  • Papelaria Ipanema
  • OndaSkim
  • Leitura
  • Movimento Lixo Zero

 

Veja a seleção de fotos do evento: 

Acesse o álbum completo:

Uma opinião sobre “Dia da Criança na Praça: um evento que integra escola, família e comunidade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>