Descobrindo o mundo das letras
15 de março de 2019 Notícias, Portal
destaque site 4

DSC_0057-3O 1º ano do Ensino Fundamental é um momento de muitas descobertas. Nessa fase, dá-se o processo de consolidação da aquisição do código da escrita alfabética e o despertar para a leitura. Ciente da importância dessa etapa e sua repercussão em todo resto da vida escolar, o Notre Dame Ipanema cuida para que seus educandos atravessem esse processo de maneira a adquirir o prazer pela aprendizagem. Atividades lúdicas e criativas, que protagonizam o aluno como construtor do seu conhecimento, são uma ferramenta poderosa para atingir essa meta.

DSC_0040-14Para compreender como se dá a composição dos vocábulos, as crianças, por exemplo, confeccionaram um rolo de palavras.

Antes disso, porém, ouviram a leitura do poema “Convite”, de José Paulo Paes – incluso na coletânea infantil “Poemas para Brincar”, cujos textos apresentam jogos de palavras e, até, um abecedário com significados inusitados.

Como jogar bola está as brincadeiras citadas no poema, os educandos confeccionaram suas bolas usando meias e foram até o pátio onde brincaram com as suas criações.

DSC_0082-23De volta à sala, eles criaram um cartão com a grafia de bola sobreposto a outro, em que podiam ser lidas todas  vogais. Com o rolo de palavras em mãos, as crianças, então, puderam perceber que a simples mudança de uma letra pode formar novos vocábulos, como explica a educadora, Maria Vitória Corrêa. “À medida que rolavam, elas foram percebendo que a troca da vogal formava novas palavras, como bela e bala”, comenta.

Dessa maneira, além de colaborar com a alfabetização, a atividade, que envolveu habilidades manuais, visou ao aprimoramento da coordenação motora fina e dos movimentos que auxiliarão na escrita cursiva. “A confecção do brinquedo, assim como outras tarefas que envolvam recortar e colar, favorecem o desenvolvimento motor”, esclarece a coordenadora pedagógica do segmento, Guacyra Giglio.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>