Da pintura rupestre à comunicação digital
7 de maio de 2018 Notícias, Portal
DestaqueInformática

Com o intuito de promover a compreensão da história da humanidade, a partir da evolução da comunicação, um estudo multidisciplinar foi desenvolvido no 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema.

Durante aulas de Inglês, Informática e Língua Portuguesa, os educandos realizaram atividades lúdicas e multidisciplinares, por meio das quais apropriaram-se do conteúdo e exploraram a tecnologia, conhecendo os diferentes códigos que, da pré-história até a Era Digital, permitiram a comunicação humana.

DSC_0233Para enfatizar o papel da tecnologia nessa evolução, as crianças observaram diferentes mídias, como a pintura rupestre, a escrita e os signos digitais.

Elas, ainda, exercitaram a escrita cursiva, registrando suas assinaturas por meio de recursos da lousa interativa – afinal, como explica a educadora Rosana Mello, ela permite ativar partes do cérebro que levam ao desenvolvimento da coordenação motora fina e da concentração.

DSC_0012Além de traçar sua assinatura – que, posteriormente, daria origem a um gif -, na Sala de Informática, durante as aulas de Inglês, os estudantes responderam ao questionamento “How is the weather today?“, registrando como estava o tempo naquele dia, em uma atividade digital que se assemelha às pinturas rupestres.

Desse modo, afirma a Orientadora Tecnológica da instituição de ensino, Carolina Machado, os educandos puderam conhecer a história da humanidade, compreendendo o atual momento de apuro tecnológico como uma de suas etapas.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>