Cordas Sonoras: os ecos da boa prática pedagógica
20 de dezembro de 2018 Notícias
destaque site 2

DSC_0024A educação do talento, baseada no princípio de que o ensino musical é um meio para desenvolver o caráter, a disciplina, a sensibilidade, a tolerância e tantas outras virtudes, é a base sobre a qual a docente de Música, Vivian Schmidt, idealizou o projeto Cordas Sonoras – grupo de violinistas, composto por estudantes do Colégio Notre Dame Ipanema.

Presença garantida nos eventos do calendário escolar, como a “Jornadinha Literária”, o “Canta, canta minha gente” e o “Auto de Natal”, além do seu próprio concerto anual, o grupo, ultrapassando os muros da instituição de ensino, já apresentou-se no CentroDSC_0049 de Música Carioca – um intercâmbio tão enriquecedor que a educadora planeja, para o próximo ano, um encontro entre jovens violinistas de escolas cariocas.

Mas, como despertar nas crianças o interesse por esse instrumento, que, a princípio, parece tão “erudito”? Adepta da metodologia Suzuki, que estimula o desenvolvimento do potencial humano, ao trabalhar as habilidades cognitivas, motoras e sensoriais, a docente conta que um dos recursos para desmitificar o instrumento é apresentar a elas músicas do universo infantil, populares e folclóricas, como as de Natal, por exemplo.

DSC_0081“Tudo no projeto aponta para a ampliação dos horizontes desses estudantes. Trabalhamos valores como disciplina, autoestima, autonomia, determinação, respeito e trabalho em equipe. Mostramos que o esforço e o foco são recompensados com a evolução, que só a prática leva ao aperfeiçoamento, que não existe resultado instantâneo, é preciso persistir”, explica Vivian.

Além disso, inspirado pela Liderança Cidadã – tema impulsionador, em 2018, das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Colégio, o Cordas Sonoras escreveu seu estatuto e nomeou uma comissão de educandos, responsável por resolver questões internas, em mais um exemplo da formação integral com a qual a instituição de ensino compromete-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>