Comunidade educativa visita o Santuário de Nossa Senhora Aparecida
7 de junho de 2017 Notícias, Pastoral, Portal, Portal Pastoral
destaque site

DSC_0131Em 2017, celebram-se três séculos desde que a imagem de Nossa Senhora da Conceição apareceu – e por isso foi denominada Aparecida – na rede de três pescadores que navegavam pelo Rio Paraíba do Sul.

Por isso, a história desta manifestação de Nossa Senhora e a devoção dos brasileiros – que a têm por padroeira – foram estudadas, nas aulas de Ensino Religioso assistidas pelos educandos do Colégio Notre Dame Ipanema.

Os responsáveis pelos estudantes matriculados nos Anos finais do Ensino Fundamental também foram convidados a conhecer a trajetória da Santa, por meio da leitura de “Aparecida: A biografia da Santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil” – obra escrita por Rodrigo Alvarez.

Além disso, com o intuito de integrar o saber, a experiência leitora e as comemorações, a instituição de ensino organizou uma romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

DSC_0010Os 46 romeiros – Irmãs, educadores, estudantes e responsáveis – partiram da capital carioca em direção à cidade de Aparecida do Norte (SP), no sábado (27). Durante o percurso, rezaram  em homenagem à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Já dentro do maior santuário do mundo dedicado à Nossa Senhora, os fiéis – especialmente aqueles que visitavam a Basílica pela primeira vez – encantaram-se com a beleza arquitetônica e com as obras de arte assinadas por Cláudio Pastro, que expressam espiritualidade e brasilidade.

DSC_0248Após terem assistido à missa do meio-dia, vivenciaram seus momentos devocionais pessoais e visitaram as demais atrações do Santuário Nacional, como a Sala das Promessas – local onde os devotos depositam objetos em nome da sua fé e como representação da sua gratidão pelas dádivas que lhes foram concedidas -, a loja e livraria oficiais, o estande da Campanha de Devotos e a Casa do Pão.

DSC_0343Os romeiros também puderam assistir ao show infantil dos Devotos Mirins, embarcar no bondinho que leva ao mirante 360º –  de onde se tem vista panorâmica da cidade – ou passear de barco pelo local da aparição da imagem. As Irmãs Loiva Urban e Marivete Brum, que optaram por este passeio, afirmaram ser emocionante estar onde, há 300 anos, foi encontrada, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em duas partes – cabeça e tronco – numa distância de 200 metros uma da outra. Conhecer uma parte da cidade  e visitar a igreja antiga também foi opção escolhida por alguns dos participantes.

Antes de retornar ao Rio de Janeiro, os visitantes, ainda, puderam conhecer parte da cidade e visitar a antiga igreja e o novo Memorial da Devoção à Nossa Senhora Aparecida. No complexo turístico anexo ao Santuário Nacional, observaram as representações em cera de mais de 60 personalidades ligadas à fé – como os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, além de Madre Teresa de Calcutá e Frei Galvão – e assistiram ao filme 3D que narra a história do Santurário.

Veja mais fotos:

Acesse o álbum completo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>