Aulão multidisciplinar aborda aspectos históricos, sociais e geográficos das pandemias
5 de maio de 2020 Notícias, Portal
WhatsApp Image 2020-05-05 at 14.05.53

WhatsApp Image 2020-05-05 at 12.02.26O Notre Dame Ipanema realizou o primeiro aulão multidisciplinar no regime de aulas não presenciais. O encontro reuniu os estudantes da 3º série do Ensino Médio com os professores Julia Espírito Santo, de História, Lucas Andrade, Sociologia, Thiago Valadares, Português e Redação e Fernando Almeida, de Geografia. A temática central foi a pandemia pelo novo coronavírus e seus aspectos culturais, geográficos, históricos, econômicos e comportamentais.

Os docentes lembraram outros surtos que assolaram a humanidade, como a peste bubônica, ressaltando que a informação de qualidade, vinda de fontes confiáveis, é sempre uma ferramenta eficaz que previne o contágio. 

Em um resumo da aula,  os professores expuseram que, na Idade WhatsApp Image 2020-05-05 at 11.57.48Média, a desinformação e os boatos infundados chegaram a culpar os judeus pela peste, o que acarretou muitas tragédias desnecessárias. Hoje, apesar de todo o acesso, ainda vê-se se repetir esse comportamento de atribuir origens, causas e curas improcedentes. É preciso ter cuidado com os equívocos, se informar pelos órgãos oficiais especializados em saúde, por pesquisas com base científica sólida, pois nas informações aleatórias acaba se destacando a melhor narrativa que, não necessariamente, é a verdadeira. 

WhatsApp Image 2020-04-30 at 17.03.32A relação entre economia e saúde também entrou em pauta. Em todo o mundo, as pessoas estão tendo seu poder de compra reduzido, o que induz a uma nova relação com o consumo, que deve ser mais consciente e menos impulsivo.  Ao mesmo tempo, aparecem alternativas para as relações de trabalho. A relevância do auxílio governamental foi apontada como uma forma tanto de evitar a proliferação do vírus, assegurando o distanciamento social necessário, quanto de prevenir o aumento da miséria e, consequentemente, da violência.Para os professores, essa experiência deve afetar as relações pessoais e a forma de ocupação dos espaços públicos. A redução do efeito estufa, o impacto ambiental positivo, a desaceleração do ritmo de vida, a possibilidade de uma alimentação mais caseira e as novas maneiras de praticar solidariedade foram citados como alguns exemplos de que toda experiência, por mais dolorosa que seja, tem um lado positivo. 

Alunos e professores contaram sobre como estão vivenciando esse WhatsApp Image 2020-05-04 at 10.22.11momento e expuseram seus pontos de vista. Interagiram, esclareceram dúvidas e terminaram o encontro com a certeza de que a escola é muito mais que um espaço para a construção de conhecimento, é um lugar imprescindível de troca, socialização, olho no olho e edificação de relações e vivências. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>