Apresentações na Festa Junina representam a culminância dos estudos
8 de junho de 2018 Notícias
destaque site 2

Quem prestigiar, no próximo sábado (09), a Festa Junina do Colégio Notre Dame Ipanema, assistirá a diversas apresentações artísticas, protagonizadas por crianças e adolescentes matriculados do Maternal à 3ª Série do Ensino Médio. O que alguns desconhecem é o processo pedagógico que envolve o “apresentar-se”.

DSC_0050Aquilo que será observado pelo público é, na verdade, a culminância de vários projetos pedagógicos, pois, antes, os educandos construíram saberes sobre diferentes manifestações culturais, como os ritmos Catira ou Cateretê, Carimbó, Cururu e Siriri, além da Dança das Fitas e das festas do Boi Garantido e do Boi Caprichoso.

Afinal, a pluralidade e a diversidade culturais do Brasil são um prato cheio para a organização do evento, no qual, além de músicas e danças, figurinos e acessórios contextualizam as apresentações.

O Ensino Fundamental I, por exemplo, celebrará a cultura das cinco regiões do Brasil. Por isso, explicam os docentes de Música, Rodrigo Belchior e Pedro Borges, o 1º Ano apresentará aspectos culturais do Sudeste, o 2º Ano, do Nordeste, o 3º Ano, do Centro-Oeste, o 4º Ano, do Sul e o 5º Ano, do Norte.

DSC_0032Os educandos de cada um desses segmentos de ensino protagonizarão duas performances: uma coreografia inspirada em canção típica e uma música, que será entoada, em conjunto, com os estudantes da apresentação subsequente. Interagindo uns com os outros, eles vão evidenciar a unidade na diversidade, ressaltando que, apesar da cultura brasileira ser tão variada, cada cidadão faz parte de uma só nação.

Além de ser o foco das atenções do público, os educandos confeccionaram as ornamentações dos corredores, que, também, refletem seus estudos culturais. Até o espaço do Integral Notre Dame e da Educação Infantil estão com seus murais temáticos abordando as culturas trabalhadas em sala de aula. Com certeza, será um arraial inesquecível.

 

Veja mais fotos do making of:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>