Aprendizagem, samba e história no Carnaval do Colégio Notre Dame Ipanema
1 de março de 2019 Notícias, Portal
DESTAQ

DSC_0012 (2)-12De azul a multicolorido: assim ficou o pátio do Colégio Notre Dame Ipanema, durante o seu tradicional Grito de Carnaval.

Animado pelo desfile do Bloco do Girassol, o festejo às vésperas da festa popular celebrou, também, o 454º aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Por isso, os versos de “Cidade Maravilhosa” incendiaram os foliões – educandos de todos os segmentos de ensino oferecidos pela instituição, além da sua equipe pedagógica e demais membros da comunidade escolar – que, ao final da canção, entoaram um grandioso “Parabéns a Você”.

DSC_0026-31Embalados por marchinhas, eles mostraram muito samba no pé e criatividade. A gama de inspirações para  as  fantasias era ampla: de piratas e bailarinas a super-heróis e personagens da sétima arte, passando por hippies e representantes da fauna e da flora.

DSC_0012-13Porém, muito mais que oportunizar a descontração e a integração, o Carnaval inspirou a construção de saberes.

As crianças matriculadas na Educação Infantil, por exemplo, participaram de aulas  de Musicalização nas quais conheceram as marchinhas e, em atividade de Artes, produziram estandartes. Já na Biblioteca, assistiram à contação de “Festa no Céu” – narrativa escrita por Ana Maria Machado – e caracterizaram-se como os personagens da trama.  Os educandos, ainda, desfilaram o Bloco Notre Dame por todo o Colégio e terminaram a folia no animado Bailinho ND.

Os estudantes que integram as turmas do 4º e do 5º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, visitaram o Museu de Arte do Rio, onde prestigiaram a exposição “Rio do Samba: resistência e reinvenção” – experiência que lhes possibilitou aprender sobre os aspectos sociais, culturais e políticos do samba carioca, desde o século XIX até os dias de hoje.

Além disso, assim como os demais educandos do nível de ensino, aprenderam sobre o timbre, tanto por meio de instrumentos tradicionais de percussão, como  tambores e caxixis,  e outros confeccionados a partir de material reutilizável – objetos que seriam utilizados por eles, na bateria do Bloco do Girassol.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>