Além do que os olhos veem
8 de junho de 2018 Notícias, Portal
destaque site

O mundo é muito mais do que aquilo que podemos ver, como comprovaram os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema, em visita ao Instituto Benjamin Constant – centro de referência nacional na área de Deficiência Visual.

Como atividade inserida no projeto Liderança Cidadã – que, como explica a psicopedagoga Júlia Lázaro, desenvolve nos educandos a competência socioemocional -, eles partilharam conhecimento com os alunos do Instituto.

DSC_0138Divididos em grupos, os estudantes Notre Dame propuseram dinâmicas, criadas, planejadas e executadas por eles mesmos, que exploravam a audição e o tato. Afinal, em um ano que o colégio vivencia o ano da Liderança Cidadã, atividades como essa plantam sementes que germinarão em líderes com um olhar diferenciado à cidadania da inclusão.

“É sempre muito divertido quando a gente participa de passeios. Mas, hoje, foi diferente. Tivemos que apresentar e comandar atividades com os estudantes do Instituto. A gente tinha planejado mais coisas, mas o tempo foi curto”, comentou o educando Augusto Vilella, afirmando sentir-se motivado a desenvolver mais ações do gênero.

Além de fomentar habilidades inerentes à liderança e à cidadania, a visita possibilitou que os estudantes reconhecessem outra realidade, como destaca a psicopedagoga. “Hoje, eles puderam ver que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos do Benjamin Constant, eles vivem a vida com alegria e paixão”, comenta.

Após a interação, os educandos conheceram o prédio do Instituto – fundado em 1854, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos. A anfitriã, professora Thalita Nilander, guiou os estudantes apresentando as dependências do prédio centenário, instalado no bairro da Urca.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>